Cultura

50 anos do 25 de Abril: Exposição “Olhares do Sul” recorda a revolução portuguesa

A exposição documental "Olhares do Sul" é inaugurada hoje, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda. O evento está enquadrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

16/04/2024  Última atualização 09H05
A amostra ilustra vários recortes da imprensa local angolana © Fotografia por: DR

De acordo com a nota de imprensa "Olhares do Sul” exibe as réplicas de 50 capas de jornais e vai estar patente até 22 de Maio, acompanhando o Festival de Cinema Documental DOCLUANDA, que se realizará a partir do dia 16 do mesmo mês.

Segundo o documento, esta exposição pretende trazer uma perspectiva diferente sobre a revolução portuguesa. Neste caso, o Sul que aqui é ilustrado, nomeadamente por Luanda, capital de um dos territórios no processo de libertação.

Os olhares são as peças de imprensa escrita que acrescentam novas visões, discursos e actores às representações mais habituais da revolução do 25 de Abril de 1974.

Assim, incentivam-se novos passos para repensar sobre a revolução conducente a uma História mais dialogante, equitativa com novos actores em outros contextos a terem voz e visibilidade.

Esta exposição parte de um mapeamento inicial dos recortes da imprensa local angolana existentes no arquivo da Companhia Diamantes de Angola (Diamang) da Universidade de Coimbra.

"Olhares do Sul" apresenta informação sobre a imprensa local angolana - O Angolense e Tribuna dos Musseques, A Província de Angola, Diário de Luanda, o Comércio de Angola, no período entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Abril de 1975, presentes no referido arquivo.

Através do mapeamento de jornais e recortes de imprensa angolanos, portugueses e internacionais no arquivo da Companhia de Diamantes de Angola (Diamang), salvaguardado no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, foi possível, por triangulação, comparar os discursos do Sul, de Portugal e do estrangeiro sobre a Revolução de 1974.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura