Sociedade

Abandono de idosos preocupa Lar da Chivela

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

O abandono de idosos pelos filhos, no Lar de Assistência a Pessoas Idosas da Chivela, no Bairro de São Pedro, no Huambo, tem estado a preocupar, nos últimos dias, a direcção da instituição

22/03/2024  Última atualização 12H02
Idosos são deixados no portão da instituição pelos filhos © Fotografia por: DR
Lucas Jorge disse que a situação é preocupante, pelo facto de os idosos serem deixados à entrada pelos próprios filhos, sem qualquer pronunciamento. O Lar da Chivela, adiantou, tem registados 77 idosos.

Tal prática, disse, é algo que pode causar traumas extremamente profundos. Os maus-tratos e as acusações de feitiçaria são algumas causas do aumento dos casos de abandono. 

O lar, destacou, dispõe de uma secção para assistência médica e funciona com enfermeiros internos. A maioria dos doentes, adiantou, são encaminhados ao Hospital Geral do Huambo. A instituição possui ainda 27 quartos e, nesta altura, decorrem as obras de construção de mais dez dormitórios.

Doação de bens

No quadro da visita ao Lar de Assistência a Pessoas Idosas da Chivela, os deputados do círculo provincial da Assembleia Nacional no Huambo doaram bens alimentares aos idosos. Durante o acto, os parlamentares disseram que o lar precisa de ter mais apoio.

Natália Calumbo, idosa de 104 anos, residente no Lar da Chivela há mais de 30 anos, disse sentir-se bem no local, onde recebe uma assistência social saudável, quer da parte dos vigilantes quer da própria organização.     

O lar é uma instituição de carácter social, que atende idosos em regime interno e externo. A maioria é desprovida de qualquer apoio familiar. Em Janeiro de 2014, a fundação passou a ser autónoma. Actualmente, uma das maiores dificuldades do Lar é a falta de meios de transporte para atender casos de emergência.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade