Sociedade

Abel Estêvão Liluala é o novo Arcebispo de Ponta Negra

Arsénia Manuel | Cabinda

Jornalista

Mais de dois mil fiéis da Igreja Católica Romana em Cabinda e outros convidados vão deslocar-se, no próximo dia 23, a Ponta Negra, República do Congo, para assistir a ordenação episcopal (tomada de posse), dia 24, do novo Arcebispo Metropolita de Ponta Negra, o angolano Abel Fernando Estêvão Liluala.

17/02/2024  Última atualização 09H10
Abel Estêvão Liluala, Arcebispo de Ponta Negra © Fotografia por: DR
Em declarações ao Jornal de Angola, o Vigário Geral da Diocese de Cabinda e coordenador da Comissão Organizadora da Peregrinação a Ponta Negra, padre Francisco Nionge Capita, disse que a delegação angolana viaja no dia 23 para a cidade económica congolesa e os preparativos à volta da viajem decorrem sem sobressaltos.

O prelado Católico disse, igualmente, que, tendo em conta o número expressivo de fiéis que se deslocará àquela cidade, distanciada da província de Cabinda a 130 quilómetros, e, com vista a garantir uma boa acomodação dos peregrinos, foram criadas comissões de trabalho, que estão a cuidar da questão logística, financeira, saúde e transporte.

O sacerdote adiantou que os preparativos ligados à deslocação da comitiva de fiéis de Cabinda começaram dias depois do Reverendo Padre Abel Fernando Estevão Liluala ter sido nomeado pela sua Santidade o Papa Francisco, no passado dia 6 de Janeiro, como Arcebispo Metropolita de Ponta Negra.

"Foi com grande satisfação que a comunidade católica em Cabinda recebeu a notícia da nomeação do Reverendo Padre Abel Fernando Estêvão Liluala, cidadão angolano, natural desta parcela do território nacional”, disse o Vigário Geral da Diocese de Cabinda, Francisco Nionje Capita.

O coordenador da Comissão Organizadora da Peregrinação a Ponta Negra aproveitou a ocasião para apelar aos fiéis e outros convidados que se deslocarão a Ponta Negra no sentido de rezarem para que o evento possa decorrer com sucesso e para que o Pai Criador abençoe a viajem.

A força da deslocação da comitiva àquele país amigo, acrescentou, resulta, sobretudo, ao facto de o Reverendo Padre Abel Fernando Estêvão Liluala ser filho de Angola, com rica história de paz e de evangelização do homem.

Dados biográficos

O Padre Abel Estêvão Liluala nasceu a 23 de Abril de 1964, na aldeia de Macanga Grande, na província de Cabinda.

Foi ordenado sacerdote em 6 de Fevereiro de 1994, para a Arquidiocese de Ponta-Negra. Obteve o doutoramento em Direito Canónico pela Pontifica Universidade do Sagrado Coração de Roma, em 2010. É membro do Colégio de Consultores de Pointe-Noire

Depois de frequentar o Seminário Menor de Tshela, na Diocese de Boma (RDC), completou os estudos de filosofia no Seminário Maior, Santo André Kaggwa, em Kinshasa (RDC). Estudou Teologia, primeiro no Seminário Maior de Luanda e posteriormente no Seminário Maior Emile Biayenda, em Brazzaville

Até a data da sua nomeação à Arcebispo Metropolita de Ponta Negra, desempenhou as funções de Pároco da Catedral de São Pedro Apostolo e Vigário Judicial da Arquidiocese de Ponta-Negra.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade