Sociedade

Abertas candidaturas ao Prémio Catoca de Jornalismo

Flávia Massua

Jornalista

As candidaturas para o “Prémio Nacional Catoca de Jornalismo” estão abertas desde quarta-feira. O anúncio foi feito, durante uma conferência de imprensa no Hotel Intercontinental, em Luanda, pelo assessor para Comunicação da Direcção-Geral da Sociedade Mineira de Catoca (SMC), Pedro Capumba.

29/02/2024  Última atualização 07H10
Prémio Nacional Catoca de Jornalismo © Fotografia por: Arquivo
De acordo com o representante da empresa promotora do projecto, o vencedor do "Grande Prémio Catoca de Jornalismo” receberá cinco milhões de kwanzas e da categoria "Jornalista do Leste de Angola” três milhões.

Para as restantes categorias, nomeadamente "Reportagem”, "Entrevista”, "Línguas Nacionais”, "Imagem” e "Melhor "Locutor”, os prémios estão avaliados em 2,5 milhões de kwanzas.

O total das despesas inerentes ao evento estão quantificadas em mais de 20 milhões de kwanzas e todos os premiados levam, também, um galardão e brasão.

O presidente do corpo de júri, Teixeira Cândido, disse que os jornalistas que actuam na região Leste do país devem apenas apresentar a sua candidatura na categoria "Prémio Jornalista do Leste de Angola”. Para concorrerem nas demais categorias deverão abdicar daquela indicada para a região a que pertencem. As candidaturas devem ser entregues até ao dia 28 de Março e referem-se às matérias publicadas no período compreendido entre 28 de Fevereiro de 2023 e 28 de Março de 2024.

Teixeira Cândido defendeu a necessidade de se apostarem em peças jornalísticas com impacto social, tendo em conta os princípios cívicos e deontológicos que regem o bom exercício da profissão.

O cruzamento das fontes foi, igualmente, reiterado pelo presidente do júri, que conta com mais seis membros para a avaliação dos trabalhos que serão premiados na segunda quinzena de Abril, em Luanda.

Segundo Teixeira Cândido, é condição necessária para a candidatura a titularidade da carteira profissional de jornalista. As propostas devem ser entregues às direcções de Catoca, em Luanda, Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, e através do email-premiojornalismo@catoca.com.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade