Cultura

Aberto Centenário do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento

Francisco Curihingana | Malanje

Jornalista

O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, presidiu, domingo, na cidade de Malanje, à missa de acção de graças que simbolizou a abertura das comemorações do Centenário do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, a assinalar-se a 1 de Março de 2025.

04/03/2024  Última atualização 08H15
D. Alexandre do Nascimento (sentado) fez 99 anos sexta-feira © Fotografia por: DR

Durante a missa, o presidente da CEAST destacou os feitos de Dom Alexandre do Nascimento em prol do desenvolvimento da igreja, da sociedade angolana e do mundo em geral, enquanto religioso, realçando que a sua performance humanista contribuiu para o progresso, unidade e bem-estar dos angolanos.

Por esse facto, disse ser necessário honrar e respeitar os 99 anos do Cardeal, celebrada sexta feira última, 72 dos quais dedicados ao sacerdócio.

O governador da província de Malanje, Marcos Nhunga, manifestou satisfação com a escolha de Malanje para acolher a Primeira Assembleia da CEAST e a abertura do Centenário do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, figura de grande cariz na Igreja Católica angolana e mundial.

Marcos Nhunga enalteceu, por outro lado, o reforço das relações seculares entre a Igreja Católica e o Governo para a melhoria das condições de vida dos cidadãos e no combate às más práticas que colocam em risco as infra-estruturas sociais.

A missa, que decorreu na Sé Catedral de Malanje, marcou, ainda, a abertura do Jubileu 2025 e o encerramento da Semana de Solidariedade Nacional.

O Jubilado, Dom Alexandre do Nascimento, actualmente o Cardeal mais velho do Mundo, nasceu na localidade de Mucaza, em Malanje, a 1 de Março de 1925. Iniciou os estudos sacramentais no Seminário dos Bângalas, no município do Quela, tendo passado, depois, para o Seminário de Malanje e, mais tarde, para o de Luanda.

Em 1948, iniciou o bacharelato em Filosofia e a licenciatura em Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Dom Alexandre do Nascimento foi ordenado sacerdote a 20 de Dezembro de 1952, por Dom Luigi Traglia.

De 1957 a 1961, exerceu o cargo de pregador da Sé Catedral e a 10 de Agosto de 1975 foi nomeado bispo da Diocese de Malanje, tendo sido promovido a Arcebispo Metropolitano do Lubango em 1977.

Em 1983, foi anunciado cardeal pelo Papa João Paulo II de feliz memória.

Actualmente, Arcebispo Emérito de Luanda, Dom Alexandre do Nascimento foi, igualmente, presidente da CEAST entre 1990 e 1997.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura