Política

Abertura do país ao investimento estrangeiro

António Cruz | Praga

Jornalista

O ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, disse, quinta-feira, em Praga, que a Lei de Terras em Angola não constitui elemento limitador para o investimento privado.

23/02/2024  Última atualização 08H50
Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira © Fotografia por: DR
Em declarações à imprensa, Rui Miguêns de Oliveira reafirmou a abertura do país ao investimento estrangeiro e sublinhou o grande interesse manifestado pelos empresários checos.

O ministro da Indústria e Comércio explicou que a vontade política manifestada pelos dois Chefes de Estado abre um desafio para tornar em acções concretas os projectos de reconstrução e diversificação da economia.

Rui Miguêns de Oliveira disse que há disponibilidade da República Checa no capítulo da formação dos quadros angolanos e em apoio de várias acções no sentido de "utilizar a tecnologia checa para os diversos sectores da Economia, a começar pela Agricultura, Agro-Indústria e no processo de industrialização dos recursos naturais”. O maior desafio, segundo o ministro angolano, é o país ser capaz, realmente, de implementar aquilo que as autoridades políticas já manifestaram como a vontade das duas partes, que é de cooperação e de transformar esta vontade política em programas e projectos específicos.

Rui Miguêns de Oliveira referiu que, no médio prazo, se prevê que o sector privado jogue um papel importante na capacidade de transformar a economia. "Pela via da formação de quadros, teremos pessoas capazes para apoiarem o sector privado naquilo que são os investimentos. Temos de ter pessoas com capacidade para movimentar máquinas, para repará-las, para as conduzir”, disse.

Rui Miguêns disse que a visita efectuada a Praga é um passo importante nesse sentido, sublinhando que tão logo se comecem a sentir os efeitos deste maior investimento, principalmente na área da Agricultura e da Agro-Indústria, "ter-se-á uma melhoria substancial nas condições de vida” da população.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política