Sociedade

Abuso de menores preocupa o INAC

Yara Manuel |

Jornalista

O Instituto Nacional da Criança (INAC) está preocupado com o número de menores vítimas de abuso por parte dos pais e garante ser mais activo na resolução dos problemas do género, de forma a inverter o quadro, disse, terça-feira, a porta-voz da instituição.

01/05/2024  Última atualização 10H27
© Fotografia por: DR

Rosalina Domingos informou que, no balanço da semana finda, um dos casos de relevância foi o de uma cidadã, de 40 anos, em Viana, acusada de instrumentalizar os filhos para benefício próprio. A mulher, explicou, obrigava os filhos a recolherem resíduos dentro dos contentores de lixo e a levarem para as casas de peso, a fim de ganharem dinheiro.

As crianças, revelou, com idades entre os 11 e os 16 anos, estão fora do sistema de ensino escolar. O caso, esclareceu, foi encaminhado para o Gabinete Municipal da Acção Social. "Os casos de abuso sexual cometidos por membros da mesma família ou pessoas próximas continuam a ser constantemente denunciados”, alertou.

Na última semana, frisou, o INAC registou 16 denúncias de abusos sexuais, entre as quais, a violação de uma menor, de 13 anos, pelo pai, acusado de ter violado, também, duas sobrinhas. Um caso similar, contou, aconteceu no Bié, onde uma menor, de  15 anos, era vítima de abuso por parte do pai.

De acordo com a porta-voz, a instituição recebeu um total de 345 denúncias de violação contra crianças em todo o país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade