Sociedade

Académico conclui mestrado em Francês

Celeste de Melo

Jornalista

O académico angolano Silvano Candiombo, de 51 anos, concluiu o mestrado em Língua Francesa na Universidade de Grenoble Alpes, no quadro do projecto SEPIA, tendo sido distinguido, ontem, em Luanda, com uma menção honrosa, por obter 15 valores na defesa da sua dissertação.

11/05/2024  Última atualização 11H55
Outorga do diploma foi feita pela adida da Cooperação e Acção Cultural da Embaixada da França © Fotografia por: maria augusta | edições novembro

O docente do I ciclo, natural da província de Benguela, manifestou-se satisfeito por mais um sonho concretizado, frisando que a conquista do diploma acarreta grandes responsabilidades no ponto de vista social.

"Sinto-me honrado e satisfeito, porém, também, com uma imensa responsabilidade, pois todo o aprendizado só tem valor quando partilhado. Não aprendemos para nós, mas sim para transmitir aos outros. Espero que os meus conhecimentos possam contribuir para o desenvolvimento do país”, sublinhou.

A adida para a Cooperação e Acção Cultural da Embaixada da França, Hermínia Daedden, explicou que, no quadro da cooperação existente entre o Ministério da Educação (MED) e a Embaixada Francesa, várias estratégias têm sido gizadas para a melhoria das competências dos professores da Língua Francesa.

"Por intermédio do programa de Estratégias Educativas para a Inovação e Acompanhamento (SEPIA), instituído em 2023, temos vindo a capacitar professores de francês, de modo a garantir boa qualidade de ensino, tornarem-se mais criativos e terem competências pedagógicas para que possam acompanhar a dinâmica do mundo digital”, frisou.

A acção formativa, acrescentou, enquadra-se na reestruturação curricular do francês no ensino secundário e a sua inserção "precoce” no ensino primário, à luz do Programa de Transformação Curricular em Angola e do Projecto SEPIA. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade