Sociedade

Acidentes de viação deixam cinco mortos e onze feridos

André da Costa|

Jornalista

Os 17 acidentes de viação registados em Luanda, durante o final de semana, causaram cinco mortes, o ferimento de 11 cidadãos e danos materiais avaliados em mais de 22 milhões de kwanzas, segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional.

13/03/2024  Última atualização 11H37
Vários óbitos e ferimentos registaram-se devido ao choque de viaturas nas estradas da capital © Fotografia por: Santos Pedro| Edições Novembro
O superintendente-chefe Nestor Goubel acrescentou que os acidentes foram causados, essencialmente, por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução.

 No âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, disse, foram apreendidas sete motorizadas, por falta de documentos e multados 540 automobilistas, por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 52 por não uso do cinto de segurança, 92 por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel e 124 por excesso de velocidade no exercício da condução. 

Nestor Goubel acrescentou que, durante o período em referência, foram detidos 76 automobilistas, com idades compreendidas entre 30 e 48 anos, por condução em estado de embriaguez e desobediência aos agentes da ordem, que serão encaminhados para o Tribunal nas próximas horas.

 Durante o período em análise, explicou, foram montadas nove barreiras de contenção de velocidade e acalmia do tráfego, com a utilização de radares e outros meios técnicos, com maior incidência nas avenidas Fidel Castro Ruz, Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, 21 de Janeiro e Estrada Nacional n° 100, sentido Cabo Ledo.

 A Polícia, disse, apreendeu, durante o final de semana, oito armas de fogo (quatro metralhadoras do tipo AK e quatro pistolas) e uma granada, que estavam em posse de meliantes.  O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional deu a conhecer que, nesse mesmo período, foram realizadas dez micro-operacões, que permitiram o esclarecimento de 33 crimes, com destaque para três homicídios qualificados, oito roubos e 12 furtos.

Serviço de Bombeiros

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou, durante o final de semana, 19 óbitos, dos quais, cinco por afogamento, três por morte súbita, três por desabamento de terra, três por acidentes de viação, um por asfixia por inalação de dióxido de carbono e um caso de suicídio.

 O porta-voz da instituição, intendente Wilsom Baptista, disse que houve, também, o registo de 39 feridos, 13 extinções de incêndios, oito solicitações de ajuda para serviço de parto, seis invasões de abelhas, cinco desbloqueios de portas de residências e seis casos de iminência de afogamento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade