Sociedade

Acidentes de viação deixam sete mortos e onze feridos

André da Costa|

Jornalista

A Polícia Nacional registou, durante o fim-de-semana, em Luanda, 17 acidentes de viação, que deixaram sete mortos, 21 feridos e danos materiais avaliados em 11 milhões de kwanzas.

19/03/2024  Última atualização 09H00
Excesso de velocidade e falta de precaução durante a condução estão na base da sinistralidade rodoviária que causa muitos danos © Fotografia por: DR

Os dados foram tornados públicos, ontem, pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia, acrescentando que os acidentes foram causados, fundamentalmente, por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução.

Segundo o superintendente-chefe, Nestor Goubel, durante o período em análise, foram apreendidas uma viatura e 19 motorizadas, bem como aplicadas 498 multas, por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 50 por não uso do cinto de segurança, 90 por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel e 67 por excesso de velocidade.

O oficial superior deu a conhecer que, durante o fim-de-semana, foram detidos 65 automobilistas, com idades compreendidas entre 30 e 48 anos, por condução em estado de embriaguez e desobediência aos Agentes da Ordem, que serão, nas próximas horas, encaminhados para o Tribunal. 

A Polícia de Trânsito, explicou, montou sete barreiras de contenção de velocidade e acalmia do tráfego, com a utilização de radares e outros meios técnicos, em várias artérias da cidade de Luanda.

Nestor Goubel fez saber que os efectivos do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional apreenderam seis armas de fogo do tipo metralhadora AKM, três viaturas (Infinit TX56 de cor marrom, Toyota Corolla de cor azul e Hyundai I10 de cor cinzenta), aparelhos electrónicos e utensílios de uso doméstico.  As acções operativas, disse, permitiram a detenção de 156 cidadãos, por suspeita em envolvimento em vários crimes.

As dez micro-operacões realizadas em Luanda, durante o fim-de-semana, permitiram o esclarecimento de 56 crimes, com realce para 17 homicídios qualificados e 13 roubos.

Nestor Goubel apelou aos cidadãos no sentido de denunciarem os que utilizam armas brancas ou de fogo para o cometimento de crimes, bem como os que vandalizam os bens públicos, para que sejam responsabilizados.

Serviço de Bombeiros

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) registou, durante o fim-de-semana, 19 casos de morte e 81 de ferimentos.

A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola, pelo porta-voz do SPCB, intendente, Wilsom Baptista, acrescentando que, durante o período em análise, foram registados 12 incêndios, 20 acidentes de viação com vítimas encarceradas, três quedas de árvores, quatro derrames de combustível, duas descargas eléctricas, quatro agressões físicas, quatro d­­­­esabamentos de residências, quatro suicídios por enforcamento, duas electrocussões e dois desabamentos de casas.

Segundo Wilsom Baptista, 71 cidadãos foram transportados para unidades sanitárias, nas províncias de Luanda, Benguela, Lunda-Sul, Cunene, Cuando Cubango, Huíla, Huambo, Moxico, Uíge, Cuanza-Sul, Bengo, Cabinda, Bié, Malanje e Cuanza-Norte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade