Sociedade

Actualização cartográfica ganha mais celeridade

O processo diário de actualização cartográfica passa a contar com mais três horas de trabalho, a partir de segunda-feira, com o objectivo de aumentar o grau de produtividade, anunciou, ontem, o porta-voz da Comissão Multisectorial, Hernani Pena Luís.

03/02/2024  Última atualização 10H55
© Fotografia por: DR

De acordo com o responsável, a operação de recolha de dados decorrerá das 7h00 às 17h30, diferente do período anterior, que acontecia das 8h00 às 15 horas.

Em declarações à imprensa, no final de uma visita de campo aos recenseadores do distrito da Samba, o responsável referiu que a actualização cartográfica, enquadrada na preparação do  Censo Geral da População e Habitação 2024, já está acima dos 44 por cento e termina em Março próximo.

Segundo o também director -adjunto do Instituto Nacional de Estatística (INE), o processo de actualização cartográfica decorre actualmente em três dos sete distritos do município de Luanda.

Hernani Pena Luís adiantou que o distrito da Maianga já concluiu a actualização e nos próximos dias terão início os trabalhos nos municípios de Cazenga e Viana.

O porta-voz da Comissão Multissectorial solicitou, por outro lado, apoio policial e institucional da referida administração para melhorar a eficácia na colecta dos dados e a segurança dos agentes cartográficos.

Questionado sobre o nível de actualização cartográfica na capital do país, Hernani Luís garantiu que está em torno dos 25 por cento, e que a província conta com 92 agentes cartográficos.

Na ocasião a administradora municipal de Luanda, Milca Caquesse garantiu que vai promover sessões de esclarecimento com as comissões de moradores, visando a divulgação e sensibilização das famílias.

Dados divulgados, recentemente, pelo porta-voz da Comissão Multisectorial, Hernani Pena Luís, apontam para 44 por cento da actualização cartográfica do país, sendo as províncias do Leste com uma taxa acima de 80 por cento.

O Instituto Nacional de Estatística estima que o Censo 2024 vai apresentar um resultado que rondará os 35 milhões de habitantes, tendo em conta a taxa de crescimento da população angolana, que ronda os 3 por cento ao ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade