Mundo

Adesão da Suécia à OTAN continua a depender da Hungria

O Parlamento húngaro reuniu-se, nesta segunda-feira, em sessão extraordinária a pedido dos deputados da oposição para inscrever na agenda a adesão da Suécia à Organização do Tratato do Atlântico Norte (OTAN), mas o partido no poder não compareceu.

06/02/2024  Última atualização 10H10
© Fotografia por: DR

Num hemiciclo quase vazio, o embaixador dos Estados Unidos em Budapeste, David Pressman, ocupou um lugar na galeria, ao lado de outros 14 representantes de membros da OTAN, numa mensagem para pressionar a Hungria, o último país que ainda não ratificou a adesão. Após a aprovação pelo Parlamento turco em Janeiro, a Hungria mantém-se o único país que não aprovou a entrada do país nórdico na aliança militar ocidental.

O dirigente nacionalista Viktor Orbán, que se tem demarcado da UE e mantido relações económicas com a Rússia, deu o seu acordo de princípio à candidatura sueca, mas a decisão permanece bloqueada desde há meses.

"O Primeiro-Ministro prometeu agir ‘na primeira ocasião’. A sessão de segunda-feira (ontem) fornece-lhe essa oportunidade”, indicou, na sexta-feira, em comunicado, a Embaixada norte-americana.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo