Sociedade

Administração de Talatona reunificam mais de 15 crianças

Carla Bumba

Jornalista

Mais de quinze crianças acolhidas no centro Chimbicado em Luanda, foram reunificadas de janeiro a fevereiro deste ano, pelas autoridades locais, no âmbito do programa de reunificação familiar.

23/02/2024  Última atualização 13H01
© Fotografia por: DR
Em declarações ao Jornal de Angola, o director da Acção Social, de Talatona, Hélder Neto, explicou que deste número três crianças foram entregues ao lar kuzola.

Disse que o processo de reunificação familiar conta com o apoio do centro Infantil/ Educativo do Chimbicado (área de triagem social), Policia Nacional de Talatona, Direcção Municipal de Saúde, TV Zimbo.

Hélder Neto disse que a reunificação familiar ajuda a fortalecer o sistema de apoio social da família, mitigando os riscos sociais do núcleo familiar e reforçando a recuperação sócio económico de todos os seus membros.

De acordou com o responsável, outros processos de reunificação familiar de menores amparados no centro Chimbicado Cic-Cec correm os seus trâmites legais.

"Enquanto houver crianças abandonadas no centro e nas ruas, o processo de reunificação familiar vai prosseguir”.

Essas crianças umas são exploradas pelo país e outras fogem mesmo de casa. Sublinhou

Família Acolhida

Margarida Jamba de 35 anos de idade, mãe de cinco filhos com idades compreendidas 14,10, 5 e 2 anos, reunificadas no município do Kilamba Kiaxi, Bairro golfo 2.

Esta senhora foi encontrada na via pública, na rua do Supermercado Kero, a mendigar com as crianças. A direcção Municipal da Acção Social retirou três crianças e encaminhou para o Lar Kuzola no âmbito da protecção social das mesmas.

"Na altura da reunificação a equipa descobriu que a mesma tem uma casa no Golfo 2”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade