Mundo

Adolescente cria sistema para iluminar tenda familiar

Com dois ventiladores que comprou num mercado e alguns fios, o adolescente Hussam Al-Attar conseguiu criar a sua própria fonte de energia para iluminar a tenda onde mora com a família em Rafah, depois de terem ficado deslocados na sequência de um ataque de Israel a Gaza.

14/02/2024  Última atualização 10H59
Hussam Al-Attar, 15 anos, usou duas ventoinhas © Fotografia por: DR
Em reconhecimento ao seu feito, as pessoas que vivem no acampamento apelidaram-no de ‘Newton de Gaza’, uma menção ao cientista britânico Isaac Newton. "Eles começaram a chamar-me de ‘Newton de Gaza’ devido à semelhança entre mim e Newton”, contou o jovem, de 15 anos, à Reuters.

Em jeito de comparação, Hussam explicou que "Newton estava sentado sob uma macieira quando uma maçã caiu em cima da sua cabeça e ele descobriu a gravidade, e nós aqui estamos a viver na escuridão e na tragédia, com foguetes a cair, por isso pensei em criar luz, e fi-lo”.

O jovem subiu ao telhado de uma casa e usou as duas ventoinhas – colocando-as uma por cima da outra – para funcionarem como pequenas turbinas eólicas capazes de carregar baterias.

De seguida, ligou as ventoinhas aos fios que passavam pela casa e usou interruptores, lâmpadas e um pedaço fino de madeira que se estendia pela tenda para criar um sistema de iluminação personalizado para a sua família. No entanto, as duas primeiras tentativas falharam e Hussam demorou até desenvolver um sistema que funcionasse.

"Fiquei muito feliz por ter conseguido fazer isto, porque aliviei o sofrimento da minha família e de toda a gente que está a sofrer com as condições em que vivemos durante esta guerra”, afirmou Hussam Al-Attar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo