Política

África Austral adopta medidas preventivas de combate à cólera

A Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), dedicada à análise da situação da cólera prevalecente na região, por formato virtual, decorreu, ontem, tendo-se tomado medidas preventivas, além de uma mensagem às vítimas da doença.

03/02/2024  Última atualização 09H41
Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral orientou a Cimeira Virtual, a partir de Luanda © Fotografia por: CIPRA
A Cimeira endossou as recomendações formuladas pelos ministros da Saúde sobre as medidas a adoptar pela SADC para combater o surto de cólera e exortaram os Estados-membros a desenvolver e implementar planos multissectoriais de resposta que englobem desastres naturais e efeitos climáticos para o ressurgimento da doença com vista o controlo eficaz da propagação.

Recomendou-se, igualmente, o reforço da colaboração regional nas áreas de avaliação do risco de surtos transfronteiriços e de vigilância da saúde pública, a fim de melhorar a detecção precoce e a prevenção de doenças propensas a surtos.

Também foi exortada a planificação e implementação conjunta de campanhas de vacinação sincronizadas transfronteiriças contra a cólera, se necessário, e mobilização de vacinas para os países afectados e não afectados em risco, devendo apresentar um relatório anual ao Conselho.

Entre as medidas, destaca-se, ainda, o aumento do investimento na actual resposta de emergência à cólera, mantendo o investimento em longo prazo para garantir uma solução sustentável à recorrente crise da doença, além da concepção e implementação de programas de Água, Saneamento e Higiene (WASH) resilientes ao clima e de Redução do Risco de Desastres a fim de prevenir futuros surtos.

Foi, também, recomendada a aceleração da produção local e regional de vacinas contra a cólera, a fim de incrementar a produção e melhorar o acesso aos produtos de base, tais como Soluções de Reidratação Oral (SRO) e camas para tratamento da doença, de modo a melhorar o controlo da segurança da cadeia de abastecimento e acelerar a transferência de tecnologias e de conhecimentos.

Destaca-se, ainda, o aumento do investimento em infra-estruturas de WASH, capaz de garantir a gestão eficiente de resíduos e o fornecimento sustentável de água potável, assim como incrementar a dotação orçamental para estes programas.

Além disso, recomendou-se o reforço das ferramentas de responsabilização para monitorizar as intervenções de WASH, devendo os Governos locais apresentar relatórios anuais sobre o desempenho neste domínio.

A Cimeira saudou os parceiros de cooperação internacionais, nomeadamente, o CDC África, a OMS, o UNICEF e o PAM, pelo apoio técnico e financeiro prestado em prol da resposta à cólera na SADC, além da nomeação do Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, Campeão Regional da Luta contra a Cólera, para liderar os esforços de combate a esta doença na região.

Por outro lado, estendeu-se o apreço ao líder em exercício da SADC, João Lourenço, Presidente da República de Angola, por acolher a Sessão Extraordinária da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral sobre a Cólera.

João Lourenço manifestou a gratidão a todos os Chefes de Estado e de Governo por terem participado na Sessão Extraordinária da Cimeira e pelo compromisso firme em garantir a saúde e o bem-estar dos povos da região da SADC.

Participaram os Presidentes de Angola (João Lourenço), Malawi (Lazarus McCarthy Chakwera), Moçambique (Filipe Nyusi), Zâmbia (Hakainde Hichilema), Zimbabwe (Emmerson Mnangagwa), o Vice-Presidente da Namíbia (Nangolo Mbumba), os Primeiros-Ministros do Reino de eSwatini (Russel Mmiso Dlamini), República Unida da Tanzânia (Kassim Majaliwa Majaliwa), os ministros dos Negócios Estrangeiros do Botswana (Lemogang Kwape), das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul (Naledi Pandor), de Estado responsável pela Integração Regional da RDC (Antipas Mbusa Nyamwisi), da Educação e Formação do Reino do Lesotho (Ntoi Rapapa), além de outras entidades e representantes de organizações internacionais.

Ministra Sílvia Lutucuta preocupada com o aumento considerável de casos

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, informou que, desde 2022 até ao momento, em que a SADC está a ser afectada por surtos de cólera, foram registados acima de 660 mil casos, com mais de 4 mil óbitos.

De acordo com Sílvia Lutucuta, na altura da quadra festiva e início deste ano, houve muita mobilidade das pessoas e as alterações climáticas, razões que elevaram os casos na Zâmbia, Zimbabwe e Moçambique.

Falando depois da Cimeira Extraordinária da SADC, em formato virtual, fez saber que, com excepção de Angola, Namíbia e Botswana, a maior parte dos países na região registaram casos.

"Cerca de 80 por cento dos casos está na África Austral. Por isso, era necessário termos acções concertadas e, com a liderança forte do Presidente João Lourenço e presidente da SADC, organizamos, inicialmente, uma reunião técnica dos especialistas seniores do Ministério da Saúde dos países-membros da região, que foi seguida de uma ministerial da Saúde. Tivemos também um Conselho de Ministros e agora a reunião de alto nível", explicou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política