Sociedade

África desafiada a combinar acções para obter soluções conjuntas

Flávia Massua

Jornalista

Os palestrantes do tema “Capacitação do Desenvolvimento Holístico”, durante a Conferência Espacial Africana, defenderam, ontem, em Luanda, a necessidade de conjugação de esforços, para que facilmente se possam identificar as necessidades urgentes do continente no domínio da indústria espacial.

06/04/2024  Última atualização 11H46
André Nongulema acredita em novas soluções tecnológicas © Fotografia por: Paulo Mulaza| Edições Novembro
O chefe da Secção de Gestão de Informação Geoespacial da Comissão Econômica das Nações Unidas para África, André Nongulema, apontou que com a aposta levantada pelos palestrantes, o sistema tecnológico será mais forte para que sejam resolvidas, de uma única vez, as questões que afligem os africanos.

O palestrante, que fez o balanço da sua participação na Conferência "Newspace Africa-2024”, que encerrou ontem, em Luanda, reiterou, igualmente, a necessidade dos governos apostarem na formação e capacitação dos Recursos Humanos, para que o continente consiga atingir os objectivos preconizados, nos diferentes domínios, com destaque para a tecnologia e inovação.

"Temos capacidade de congregar esforços para a criação de conteúdo tecnologicamente valioso para  melhorar o desempenho dos vários países e, desta forma, o continente não fica à margem da evolução à volta do mundo, principalmente no que às tecnologias de ponta diz respeito”, disse.

Acrescentou que o cumprimento destes esforços vai estimular a criatividade dos técnicos para dominarem com excelência as áreas de tecnologia e de fomento agrícola, o que contribuirá para o aumento do volume das receitas de cada Estado-membro.

A ideia de André Nongulema é partilhada igualmente por outros conferencistas, como é o caso do director-geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolane João, tendo considerado que a qualidade dos Recursos Humanos é de extrema relevância para o avanço das iniciativas da indústria espacial em fase embrionária no continente.

O gestor admitiu existirem  algumas dificuldades na disponibilização de dados específicos relacionados com as tecnologias em África.

"Quando o Governo nos pede dados, às vezes temos tido alguma dificuldade, por isso é importante a potencialização das capacidades humanas e uma colaboração forte com instituições mais experientes”, notou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade