Mundo

África do sul: Governo incorreu em irregularidades

O Governo sul-africano do Congresso Nacional Africano (ANC) incorreu em irregularidades financeiras materiais na ordem de 14,3 mil milhões de rands (697,2 milhões de euros) no último ano financeiro, foi domingo anunciado.

11/03/2024  Última atualização 10H05
© Fotografia por: DR

A auditora-geral Tsakani Maluleke, que se reuniu, ontem, com a Comissão Permanente do Parlamento sobre o Auditor Geral, adiantou à imprensa que no exercício financeiro de 2022/23 foram sinalizadas 266 irregularidades materiais atribuídas a entidades governamentais nacionais e provinciais.

"Identificámos 266 casos, dos quais 240 são relativos a casos em que poderíamos estimar uma perda financeira material.

 A estimativa total destas perdas é de 14,3 mil milhões de rands, um acúmulo ao longo do período", declarou Maluleke citada pela rádio pública sul-africana. Entre as irregularidades materiais apontadas contam-se, o incumprimento, fraude, roubo, violação de deveres fiduciários e o uso indevido do erário público, salientou. Maluleke anunciou que foram remetidos oito casos às autoridades competentes para investigação.

O ANC governante enfrenta nos últimos anos acusações de corrupção, desemprego e a quase falência das empresas públicas. De acordo com as sondagens, o ANC, no poder desde as primeiras eleições democráticas do país em 1994, poderá perder pela primeira vez a maioria absoluta no parlamento e forçado a formar um Governo de coligação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo