Sociedade

África vai lançar satélite para prevenção de desastres

Dumilde Manuel

A Agência Espacial Africana prevê lançar, em breve, um satélite para estudar e colectar dados ao longo de toda a linha costeira, com o objectivo de reduzir desastres e promover a adaptação às mudanças climáticas.

05/04/2024  Última atualização 09H10
Conferencistas africanos partilham experiências em desenvolvimento a nível da Agência Espacial do continente © Fotografia por: Edições Novembro
A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo antigo vice-presidente da Universidade Félix Houphouet Boigny, em Abidjan, Cotê d’Ivoire.

Para Kaudio Affian, o satélite será uma ferramenta crucial para compreender e proteger a costa africana, uma vez que vai colectar uma ampla gama de dados, como temperatura da água, ondas e direcção das correntes, além de contribuir  para a prevenção de desastres e na criação de estratégias eficazes de adaptação às condições climáticas em constante mudança.

"Este satélite vai oferecer uma série de vantagens significativas para o continente africano em termos de monitoramento e previsão do clima, e permitir a colecta de dados abrangentes em larga escala, bem como possibilitar uma visão mais ampla e precisa das condições climáticas ao longo de vastas áreas continentais e oceânicas”, afirmou.

Kaudio Affian também destacou que o satélite ajudará na compreensão dos padrões climáticos, na identificação de tendências e na previsão de eventos extremos, como tempestades, secas e inundações.

Além disso, explicou, a capacidade de monitorar mudanças climáticas em tempo real e em diferentes regiões é essencial para tomadas de decisões informadas em relação à gestão de recursos naturais, planeamento urbano, agricultura e medidas de adaptação às mudanças climáticas.

Kaudio Affian ressaltou que o satélite é fundamental para o planejamento estratégico em diversas áreas, desde a segurança alimentar até à gestão de recursos hídricos. "O satélite desempenhará um papel fundamental na melhoria da capacidade do continente em lidar com os desafios climáticos, fornecendo informações valiosas para a mitigação de riscos, adaptação e desenvolvimento sustentável”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade