Sociedade

Agência Koica financia projectos de educação

Manuel Fontoura | Lucala

Jornalista

O município do Lucala, no Cuanza-Norte, vai ter, dentro de seis meses, uma Oficina Pedagógica, no quadro do projecto “Melhoria da Qualidade da Educação nas Zonas Rurais de Angola”, cuja primeira pedra foi colocada quarta-feira, pelo embaixador da República da Coreia em Angola, Choi Kwang-jin, e o vice-governador para o sector Técnico e Infra-Estrutura, Mendonça Luís.

30/03/2024  Última atualização 07H55
Choi Kwang-jin ajudou a colocar a primeira pedra para a construção da Oficina Pedagógica © Fotografia por: Manuel Fontoura | Edições Novembro | Lucala
O projecto, já na fase três da implementação, está a cargo da construtora Imovias e é avaliado em 477.923.000 kwanzas. Financiado pela Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA), com o apoio do Ministério da Educação e dos Governos provinciais do Cuanza-Norte, Malanje e Uíge, a iniciativa está a ser implementada pela ADPP Angola, desde 2009 com a criação de um Centro Educacional no Lucala.

A ser erguido numa área total de 649 metros quadrados, a iniciativa inclui um espaço laboratório de E-Learning para aprendizagem sobre tecnologia da informação e produção de materiais didácticos. O empreendimento terá ainda salas de leitura e escrita, assim como uma biblioteca.

 Formação especial

A presidente do Conselho de Administração da ADPP Angola, Rikke Viholm, disse que as crianças incluídas no projecto vão ter uma formação especial em ensino de métodos de leitura no ensino primário.

Durante o projecto, adiantou, vão ser capacitados 400 professores em métodos de ensino. O programa, continuou, visa igualmente melhorar as instalações sanitárias em 90 escolas.

Um total de 69 tutores, realçou, vão ser treinados em educação primária para ensinar as crianças do ensino primário.

Maior cooperação

Para o embaixador da República da Coreia em Angola, Choi Kwang-jin, o lançamento da primeira pedra para a construção do projecto vai garantir que as crianças do Lucala tenham uma boa educação escolar.

"É um marco muito importante para o fortalecimento das relações entre Angola e a República da Coreia", disse, além de lembrar que durante os últimos 32 anos, desde que que se estabeleceram os laços diplomáticos entre os dois governos, a cooperação tem sido feita em muitos sectores, com realce ao da Educação, Pescas, Agricultura e Indústria.

O projecto KOICA, referiu, é parte de um programa oficial de assistência ao desenvolvimento financiado pelo Governo coreano, no valor de mais de 11 milhões de dólares e existe desde 2009.

O objectivo, esclareceu, é capacitar professores e ajudar a garantir educação de qualidade para grupos vulneráveis, a fim de reduzir o fosso educacional das três províncias do noroeste de Angola, nomeadamente, Cuanza-Norte, Malanje e Uíge.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados frutíferos deste projecto na consecução do desenvolvimento social e económico e da igualdade educacional em Angola. Posso afirmar que este  é o melhor exemplo de cooperação bilateral até à data”, sublinhou.

O embaixador acredita que o projecto vai também lançar uma base sólida para virar uma nova página na história da educação Angolana e, no final, trazer o futuro próspero de Angola, que será construído pelo povo, especialmente pelos professores e estudantes em conjunto.

Competências

O vice-governador do Cuanza-Norte para o sector Técnico e Infra-Estrutura, Mendonça Luís, destacou o facto de, no quadro da cooperação entre os dois países, a Coreia ter priorizado o reforço das competências institucionais e humanas em Angola.

O projecto "Melhoria da Qualidade da Educação as Áreas Rurais de Angola", que está na terceira fase, é, frisou, uma forma de trazer a equidade no aprendizado entre as zonas urbanas e as rurais e contribuir na redução das desigualdades sociais nas comunidades rurais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade