Sociedade

Agências de notícias assinam novos acordos de cooperação

Pedro Bica| Jornalista

As agências de notícias Angola Press (ANGOP) e a Indonesian News Agency (ANTRA) trabalham para a assinatura de um protocolo de cooperação no domínio da formação de quadros, troca de conteúdos e intercâmbio tecnológico.

24/02/2024  Última atualização 12H33
Cônsul honorário, Vicente Sebastião Inácio © Fotografia por: DR
A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola, pelo cônsul honorário da República da Indonésia em Angola, Vicente Sebastião Inácio, tendo avançado que os primeiros contactos foram já estabelecidos.

O cônsul Vicente Inácio explicou que, nos próximos tempos, "vão acontecer reuniões online", tendo em vista a assinatura de um acordo de parceria entre as duas agências. O diplomata avançou que a parceria entre a ANTRA e a ANGOP prevê o intercâmbio tecnológico, a par da formação de pessoal especializado no domínio das agências noticiosas.

"Na visita que realizamos, no dia 20 de Fevereiro de 2024, deu para fazer as primeiras abordagens com o PCA e os Administradores da ANGOP, no sentido de darmos seguimento a outras acções”, disse.

Durante a entrevista, explicou ter efectuado uma visita de trabalho à única agência de notícias angolana, onde tomou conhecimento sobre a realidade e funcionamento da ANGOP, acrescentando que o acordo pode ser assinado ainda no primeiro semestre deste ano.

Vicente Inácio reiterou, também, o desejo da Indonésia de estabelecer e reforçar a cooperação nos sectores das Pescas, Agricultura, Recursos Marinhos, Educação e Desenvolvimento Científico.

O administrador para a área de Conteúdos da Angop, José Chimuco, explicou que a cooperação visa, no essencial, reforçar as relações culturais, económicas, diplomáticas e a troca de conhecimentos sobre investimentos.

"A Angop firma parcerias com agências congéneres onde Angola possui representação diplomática.No interesse mútuo, a troca de conteúdos é sempre importante”, disse José Chimuco.  

Cooperação diplomática

"Angola, hoje, é vista no plano internacional como um país estratégico, devido à sua localização geográfica, os avanços significativos no combate à corrupção e a diversificação económica”, disse o diplomata.

Vicente Inácio lembrou que Angola é um parceiro a nível da cooperação Sul-Sul, cimentada desde 7 de Agosto de 2001, por meio das relações sociais e diplomáticas, e na sequência da assinatura de vários instrumentos jurídicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade