Mundo

Al-Qaeda confirma morte do líder na facção do Iémen

O ramo da Al-Qaeda no Iémen anunciou, ontem, a morte do líder, Khalid Batarfi, sem revelar a causa, segundo o centro de vigilância norte-americano SITE. De acordo com o SITE, a Al-Qaeda na Península Arábica difundiu imagens do funeral de Batarfi, cujo corpo foi envolvido numa bandeira com o nome da organização jihadista.

13/03/2024  Última atualização 07H40
A morte do líder, Khalid Batarfi © Fotografia por: DR

 "Deus levou a sua alma enquanto ele procurava pacientemente a sua recompensa e (...) liderava a jihad", afirmou um combatente da Al-Qaeda no vídeo de cerca de 15 minutos divulgado pelo SITE. A Al-Qaeda na Península Arábica, formada em 2009 com a fusão das facções iemenita e saudita, é considerada por Washington como o ramo mais perigoso da rede extremista sunita.

Em Fevereiro de 2020, a organização anunciou a nomeação de Khalid Batarfi, com cerca de 40 anos, como chefe, depois da morte do antecessor Qassim al-Rimi, morto por um ataque dos Estados Unidos da América (EUA) no Iémen. Batarfi é considerado terrorista internacional pelos EUA desde 2018. Segundo o SITE, a Al-Qaeda nomeou Saad bin Atef al-Awlaki como novo líder.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo