Política

Alar Karis: “A minha visita tem como objectivo continuar a trabalhar com Angola”

César Esteves

Jornalista

O Presidente da Estónia, Alar Karis, informou que a visita oficial ao país tem como objectivo demonstrar o desejo da Estónia de continuar a trabalhar, de forma cada vez mais firme, com Angola, no quadro do reforço da cooperação.

09/03/2024  Última atualização 09H40
Líder elogia papel de Angola como mediadora de paz na região © Fotografia por: Cedida

Alar Karis, que se fez acompanhar da esposa Sirge Karis, disse que este contacto constitui um passo "bastante importante”, na medida em que vai permitir aos dois países conhecerem-se mais, reforçarem os laços e trabalharem de forma coordenada.

"Excelência Presidente João Lourenço, para mim é uma honra poder realizar esta visita ao seu país, por sinal a primeira que realizo ao continente africano, na qualidade de Presidente da República da Estónia”, frisou Alar Karis, informando que se faz acompanhar dos melhores empresários da área Digital.

"O objectivo é partilhar conhecimento e perícia nessas matérias que acreditamos que vão fazê-lo com todo o brio necessário”, atestou.

O Chefe de Estado estónio contou que, desde a Independência do país, a digitalização ajudou a desenvolver e a reforçar, cada vez mais, a economia estoniana, assim como permitiu a criação de empregos.

No que diz respeito, ainda, ao domínio da digitalização, o Presidente estoniano fez saber que as melhores empresas do seu país, nomeadamente a "Digital Nation e a Academia de Governação Electrónica” já se encontram a funcionar em África. Alar Karis referiu que a visita de trabalho, efectuada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, à Estónia, para assinatura do Memorando de Entendimento no domínio Digital, permitiu a reabertura do Consulado Honorário do país em Angola, em Agosto de 2023, e solidificar a "profícua cooperação” entre os dois Estados, "que se concretiza com a minha visita”. "E acreditamos que, trabalhando em conjunto, este Memorando vai criar espaço para que haja mais investimentos e também trabalhar de forma mais transparente”, frisou.

Paz e segurança no mundo

No domínio da Paz e Segurança no mundo, Alar Karis disse que Angola e Estónia são dois países similares, que se pautam pelos mesmos princípios.

"Eu estou sempre recordado das boas interacções que tive com o Presidente Lourenço, em Setembro do ano passado, à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, onde abordamos os desafios de segurança que a África e o mundo enfrentam”, aclarou.

Sobre esta matéria, o Presidente da Estónia reconheceu o papel desempenhado pelo Estadista angolano, na qualidade de Campeão para a Paz e Reconciliação da União Africana, assim como a iniciativa de realização do Fórum Pan-africano para a Cultura de Paz em África, mais conhecido por Bienal de Luanda. "É uma ferramenta bastante importante para o avanço da paz no continente africano”, destacou Alar Karis.

Estadista rende homenagem a Agostinho Neto

O Presidente da República da Estónia, Alar Karis, rendeu, ontem, homenagem ao fundador da Nação, António Agostinho Neto, com a deposição de uma coroa de flores no sarcófago.

Alar Karis assinou, igualmente, o livro de honra, em memória do primeiro Presidente da República de Angola.O estadista estónio, que esteve no país a cumprir uma visita de dois dias a Angola, fez-se acompanhar no Memorial António Agostinho Neto da Primeira-Dama da Estónia, Sirje Karis.

Alar Karis foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que, após a deposição de flores, referiu ser um acto que enaltece a figura de António Agostinho Neto num dia simbólico, referindo-se ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Ainda assim, o chefe da diplomacia angolana referiu que a Estónia, como gigante da "Governação Digital”, está interessada em partilhar a sua experiência com Angola.

César Esteves e António Gaspar

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política