Política

Alar Karis assiste ao Seminário Executivo sobre Governação Digital

Edna Dala e Elizandra Major

Jornalistas

O Presidente da Estónia, Alar Karis, assinalou, sexta-feira, na abertura do Seminário Executivo sobre Governação Digital, em Luanda, que quanto mais aberto, transparente e digital for uma sociedade, mais forte será a sua democracia e terá um menor índice de corrupção.

09/03/2024  Última atualização 09H25
Adão de Almeida e Téte António testemunharam a partilha de experiências com a Estónia © Fotografia por: Rafael Taty | Edições Novembro

Ao partilhar a "grande lição” da experiência da Estónia em matéria de digitalização administrativa, Alar Karis sublinhou que "é por isso que aqui estamos a falar sobre a necessidade de se criar uma sociedade segura, aberta, onde os direitos humanos e a privacidade dos seres humanos sejam protegidos”.

Durante o encontro, em que o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, se fez presente, o Presidente da Estónia destacou que um dos princípios cumpridos à risca pelo seu país é "se quiseres criar novos procedimentos de serviços públicos, eles devem ser digitalizados, favoráveis ao ambiente e inclusivos em todos os estratos, porque se assim não for, então não se preocupem em criar um ambiente digitalizado”.

No seminário, promovido pelo Instituto de Modernização Administrativa de Angola (IMA), o Presidente Alar Karis lembrou que 90 por cento dos serviços públicos da Estónia são feitos online e acessíveis 24 horas por dia. Para o efeito, são usados milhares de procedimentos, entre os quais a solicitação de um passaporte, licença para pescas, compra de viaturas, votação nos pleitos eleitorais, cobrança de impostos e uma infinidade de serviços, excepto a venda imobiliária, casamentos e pedidos de divórcio, processos que exigem a deslocação para uma instituição de registo civil. "O mundo está a mudar”, enfatizou Alar Karis. Acrescentou, neste sentido, que a situação de segurança na Europa também mudou e a forma de se viver online é sensível a ciberataques.

Para responder aos desafios de cibersegurança, a Estónia criou um sistema de luta contra esses ataques cibernéticos e hoje consegue armazenar e proteger os dados dos cidadãos e não só, principalmente detectar de forma célere a tentativa de possíveis ataques.

O Presidente da Estónia apelou aos participantes do seminário a não temerem as novas oportunidades. "Vamos juntar as mãos e tornar a Inteligência Artificial útil, usá-la para alcançarmos os nossos objectivos”, disse. Para tal, continuou, "é preciso ter em mente que, durante essa jornada, devemos permanecer calmos e perceber que a Inteligência Artificial é apropriada e o uso de dados é extremamente importante, porque ajuda os serviços do sector Público, bem como a governação a criar novas políticas para o benefício da população”.

Alar Karis reiterou que o seu país está disponível para ajudar Angola, sublinhando, a propósito, que a cooperação entre os dois países foi revitalizada depois da visita do ministro de Estado Adão de Almeida à Estónia, que culminou com a assinatura de um primeiro Memorando de Entendimento em Tallin.

A assinatura do Memorando de "Luanda”, acrescentou, vai contribuir para o desenvolvimento de novos sectores da Economia angolana, através da criação de negócios e ecossistemas.

O Presidente Alar Karis espera que a visita ao mais alto nível inspire cidadãos angolanos a visitarem a Estónia, e , deste modo, estimular a cooperação entre os dois povos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política