Política

Alemanha pretende alargar a cooperação com Angola

João Upale | Moçâmedes

Jornalista

O embaixador da Alemanha manifestou, em Moçâmedes, capital da província do Namibe, a intenção de alargar a cooperação com Angola aos domínios da Economia, Turismo e Biodiversidade.

15/03/2024  Última atualização 11H30
© Fotografia por: DR

Em declarações prestadas à imprensa, na quarta-feira, Stefan Traumann destacou as energias renováveis, logística e meio ambiente como importantes áreas para os dois países explorarem o grande potencial existente.

O diplomata, que destacou as valências que a província do Namibe ostenta no domínio sócio-económico, reconheceu, igualmente, que Angola tem um grande potencial turístico, tendo, por isso,  defendido o desenvolvimento das infra-estruturas de apoio ao sector, sugerindo o investimento na rede hoteleira, auto-estradas, agências de turismo e similares, que podem catapultar o interesse de turistas, mormente estrangeiros, que pretendam conhecer a província da famosa Welwitschia Mirabilis.

"A Alemanha também tem ricas experiências no sector do Turismo e vamos ver como podemos desenvolver as possibilidades juntos”, disse Stefan Traumann, reiterando que o seu país quer estreitar a cooperação com as autoridades da província do Namibe no capítulo da economia e na protecção das espécies da flora e fauna locais.

Stefan Traumann liderou uma delegação diplomática que trabalhou no Namibe durante dois dias, tendo mantido contactos com o governador Archer Mangueira e efectuado visitas ao local onde se encontra a planta Welwitschia Mirabilis e ao Vale dos Espíritos "Colinas”, ambos no município do Tômbwa.

Em Moçâmedes, a comitiva alemã reuniu-se com representantes da AHK e da empresa Gauff, além de visitar os Cine Impala, Namibe e Estúdio.

No final da visita, o embaixador Stefan Traumann manteve contacto com os projectos da FRESAN (Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola), executados na Estação Experimental Agrícola do Namibe, projecto TranÁgua, no Giraul de Cima, Universidade do Namibe, e fez uma visita à Estação do Caminho de-Ferro-de Moçâmedes (CFM).  

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política