Política

Alfredo Dombe acreditado na ONU como representante para o Turismo

O embaixador no Reino de Espanha, Alfredo Dombe, foi acreditado, ontem, na Sede da ONU – TURISMO, em Madrid, como representante permanente de Angola na organização.

10/05/2024  Última atualização 11H15
Embaixador espera, durante o seu mandato, redinamizar as relações diplomáticas e de cooperação económica a nível do Turismo © Fotografia por: DR

De acordo com um comunicado enviado ao Jornal de Angola, as Cartas Figuradas foram recebidas pelo secretário-geral da ONU-TURISMO, Zurab Pololikashvili, como instrumento jurídico que normatiza o seu mandato.

 O diplomata angolano assume o desafio de redinamizar as relações diplomáticas e de cooperação económica a nível do Turismo entre Angola e a ONU.

 Alfredo Dombe apresentou ao secretário-geral as linhas de força que vão guiar o seu trabalho diplomático junto da organização, com a possibilidade de candidatura de Angola ao Conselho Executivo da ONU-TURISMO em 2025.

 O Conselho Executivo é o órgão permanente da organização responsável por garantir a concretização dos seus objectivos e assegurar a disciplina orçamental. Em 2025, cinco dos 11 lugares atribuídos ao continente africano ficarão disponíveis.

 Na ocasião, foram abordados outros temas, nomeadamente a aprovação pelo Executivo angolano do Decreto Presidencial Nº 189/23, que estabelece o regime jurídico de isenção e simplificação de procedimentos para a concessão de vistos de turismo para o país, bem como a situação actual do turismo em Angola, com a aprovação do Plano Nacional de Fomento ao Turismo (PLANATUR), que visa desenvolver o sector nas várias dimensões.

 A possibilidade de parcerias e colaborações com a ONU-TURISMO foi outro dos temas abordados, para promover um turismo sustentável e atrair investimento estrangeiro, para a construção de infra-estruturas, incluindo unidades hoteleiras.

 A promoção de iniciativas para formação profissional e capacitação de quadros nacionais do sector, também mereceu a atenção dos interlocutores, para que Angola possa melhorar a qualidade dos serviços.

 O documento refere, ainda, que Angola aderiu à Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1989, hoje denominada ONU-TURISMO, com a realização da 8ª Assembleia Geral da instituição, em Paris, nos finais do mês de Setembro e princípios do mês de Outubro do mesmo ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política