Sociedade

Aliança Evangélica abre comemorações dos 50 anos

Fonseca Bengui

Jornalista

A Aliança Evangélica de Angola (AEA) realizou, domingo, no Pavilhão da Cidade Desportiva em Luanda, um culto, dando início às comemorações dos 50 anos da sua fundação, que se celebram a 29 de Dezembro deste ano.

26/02/2024  Última atualização 08H20
Centenas de fiéis evangélicos participaram no culto © Fotografia por: DR

Composta por 16 denominações e organizações cristãs, a Aliança Evangélica de Angola foi fundada a 29 de Dezembro de 1974, em Benguela. As comemorações do jubileu decorrem com o tema "AEA – 50 anos a brilhar como ouro na igreja e na sociedade, através dos seus membros”.

Ao intervir no acto, o secretário-geral da AEA, Alexandre Saul, anunciou a realização, ao longo do ano, de debates sobre vários temas de interesse social, como a família, o desemprego, a pobreza, a fome, o combate à corrupção, reciclagem do lixo, além do tema actual, que tem a ver com os cuidados para a prevenção da cólera.

O ponto alto das comemorações acontece em Novembro, com o lançamento de um livro sobre a história da organização, onde serão relatados os momentos mais altos e testemunhos de pessoas que já passaram pela liderança. Benguela, berço da organização, acolhe, a 29 de Dezembro deste ano, o acto central das comemorações.

Alexandre Saul encorajou as igrejas membros a investirem na evangelização. 

Parceria social

A secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Maria de Fátima Viegas, reconheceu que a AEA foi criada num contexto conturbado, considerando que celebrar os 50 anos significa valorizar a experiência de fé e amor daqueles que se juntaram aos missionários para dar corpo a essa associação. "Foi meritório o trabalho das várias igrejas na evangelização e transformação da sociedade angolana nos domínios espiritual, social, cultural e económico, que juntaram as mãos para construir sinergias, criando a AEA”, sublinhou.

Como parceira social do Estado, disse, a AEA tem demonstrado o seu empenho exemplar em todas as circunstâncias históricas do país.

"Acredito que essa visão vai continuar a nortear a obra das igrejas filiadas na AEA, para continuarem a transformar a sociedade angolana, não somente no campo espiritual, mas, também, em todos os domínios da vida social”, sublinhou, reiterando o compromisso do Executivo em trabalhar, juntamente com as igrejas, para a melhoria das condições sociais da população.

Cristãos como luz da sociedade

Na pregação bíblica, o pastor Isaías Chicola exortou os cristãos a serem a luz da sociedade, rejeitando todas as práticas negativas. "Cada cristão deve brilhar onde está: no local de trabalho, onde for nomeado como responsável, devemos brilhar, para glorificar o nome de Deus”, encorajou.

Isaías Chicola considerou o jubileu um tempo de restauração, renovação e justiça social na família e na sociedade.

O culto foi testemunhado pelo vice-presidente da Assembleia Nacional, António Américo Cuononoca, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, o vice-governador de Luanda para o Sector Político e Social, Manuel Goncalves, representantes de partidos políticos com assento parlamentar, líderes de igrejas convidadas e das igrejas membros da AEA.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade