Cultura

Amigos aquecem a “festa de quintal” em noite dominada pelo semba e a kizomba

Analtino Santos

Jornalista

Mago de Sousa e convidados proporcionaram momentos de pura magia na noite de sexta-feira no Miami Beach, local onde fizeram uma viagem por alguns dos temas mais marcantes dos seus percursos artísticos.

18/03/2024  Última atualização 09H15
Mago de Sousa tem trabalhado com jovens instrumentistas que dão confiança na execução das músicas mais emblemáticas © Fotografia por: Francisco Lopes | Edições Novembro

O artista começou por embalar com "Juras de Amor” e depois na passada da kizomba cantou "Silêncio”, "Paola” e fechou o bloco com uma celebração do tema "Boémia”.

Eduardo Paím foi o primeiro convidado e garantiu um ambiente de nostalgia com os sucessos dos anos 90. A balada "Sonho Lindo” abriu o reportório onde "Saudade”, "Esse Madié” e "Rosa Baila” mostraram a vitalidade do Rei da Kizomba.

Marechal Kambuengo como também é conhecido enalteceu a postura do anfitrião e prometeu continuar a passar a experiência com artistas de gerações posteriores à sua. 

No segundo momento em palco o puto do Maculusso, nascido no Huambo cantou e contou a história do "Vencedor” numa rota que encerrou com "Alma Gémea”, que puxou o mano mais velho, Nikila de Sousa. Depois de falar da influência do irmão na sua carreira, este interpretou "Clemência” e "Cibernética”.

Mago ao longo do concerto não deixou de fora "Par Perfeito”, tema que aposta no crioulo e produzido pelo cabo-verdiano, Kim Alves. Na recta final, o autor de "Carolina” e "Festa de Quintal” chamou Eddy Tussa para elevar o semba na noite da kizomba.

Amigos "quase roubam” a cena de Mago

Ao som de "Tunga Né” de Nick com o grupo Kituxi, Eddy Tussa fez uma entrada triunfal com o suporte percussivo do grupo Semba Muxima. O Camundongo não arriscou e preferiu levar para o espectáculo instrumentistas experientes como Lito Graça, Chico Santos, Benjamim, Claúdio e Yark Spin.

"Rei do Palhetinho” e "Idimakaji” originais de Mamukueno também marcaram a performance de Eddy Tussa. Deu uma canja do "Funeral do Semba” single que será lançado depois do disco que será apresentado no dia 4 de Abril do corrente ano.

O convidado de Mago de Sousa chamou Yuri da Cunha para juntos interpretarem "Marcela”, e juntos fizeram a festa.  Ary depois reforçou o palco para o momento de confraternização. "Ilumba” foi a música escolhida para todos celebrarem e encerrarem a noite no Miami Beach com uma farra rija.

Sinais de recuperação

Mago de Sousa regressou ao Miami Beach depois do concerto em Setembro de 2023, quando partilhou o palco com Euclides da Lomba, Puto Português, Kanda e o Nikila de Sousa.

Na passagem anterior, os convidados reconheceram o espaço que serviu de "rampa de lançamento” para muitos artistas.

O concerto de Mago de Sousa no regresso do artista ao Miami Beach pouco menos de seis meses da sua passagem, estremeceu com o espectáculo da programação regular do Miami Beach.

Quintal do Mago

Depois do concerto, o dono da noite falou para o Jornal de Angola: "foi um momento muito bom. Agradeço aos meus convidados todos são especiais. Agora, quero aproveitar o bom momento da minha carreira.”

Mago de Sousa revelou para breve o seu novo projecto "O Quintal do Mago” no formato do espaço do cantor brasileiro Zeca Pagodinho. "Quero reunir os meus colegas e juntos partilharmos experiências, no meu quintal. O primeiro convidado será o Eduardo Paím e tudo estou a fazer para que a inauguração aconteça em Maio deste ano”.

João Mago Belo de Sousa começou a carreira musical no ano de 1999 com os seus amigos Lázaro, Evalnilson e Lauro. Como integrante do grupo Os Originais participou nos três álbuns: "Chicote”, "007” e "Fé” com o sucesso da música "Fé ou Esperança” a dar muita visibilidade.

Com o fim dos Originais abraça uma carreira a solo, em 2015, com o single "Carolina”, uma produção de Chico Viegas que conquista os angolanos. Seguiram-se "Silêncio”, "Paula” e outros que culminaram no disco "A minha travessa- Maculusso”, em 2018.

Um artista com várias premiações sendo 2016, um ano de reconhecimento nacional, por estar entre os dez finalistas do Top dos Mais Queridos. Foi artista revelação do Moda Luanda 2016, no Angola Music Awards (AMA), arrebatou em 2017, os prémios Revelação e Semba do Ano e em 2020 com "Boémia” conquista o Semba do Ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura