Mundo

Amir Ohana cancela reunião com Guterres

O presidente do Parlamento israelita, Amir Ohana, cancelou sábado à última hora uma reunião com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, em protesto com as recentes críticas do diplomata português à ofensiva de Israel em Gaza.

11/02/2024  Última atualização 10H40
© Fotografia por: DR

O porta-voz do Secretário-Geral da ONU sublinhou, na conferência de imprensa diária, que tiveram conhecimento do cancelamento "através dos meios de comunicação social", antes de Guterres ser oficialmente comunicado.

Stéphane Dujarric acrescentou que o cancelamento foi um protesto contra as declarações que Guterres fez na quinta-feira, numa conferência de imprensa, sobre a guerra em Gaza. Na ocasião, António Guterres questionou se o objectivo de Israel é apenas a destruição do Hamas, apontando para "a morte violenta de 28 mil pessoas, 75% da população [de Gaza] deslocada e um nível de destruição de bairros inteiros".

"O Secretário-Geral não disse nada que não tivesse dito antes", insistiu Dujarric, que lembrou como Guterres está aberto a receber qualquer delegação israelita que o solicite. Esta postura do presidente do Parlamento israelita, Amir Ohana, que se reuniu esta quinta-feira com o líder da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, e com a governadora do estado, Kathy Hochul - ambos aliados firmes de Israel - não é a primeira que Guterres é alvo por parte do Estado judeu.

O Secretário-Geral da ONU ainda não conseguiu que o Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, atendesse os seus telefonemas desde o início da guerra, e ouviu diferentes responsáveis do Governo israelita exigirem a sua demissão, devido a alegadas posições de Guterres pró-Palestina.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo