Política

Angola abre Centro de Vistos e Investimentos em Port Harcourt

No quadro das actividades comemorativas do 4 de Abril, Dia da Paz e Reconciliação Nacional em Angola, será aberto, terça-feira , um Centro de Aplicação de Vistos, na cidade nigeriana de Port Harcourt, para eliminar as deslocações a Abuja e Lagos.

01/04/2024  Última atualização 08H37
Infra-estrutura tem múltiplas valências para atender o público interessado, sobretudo homens de negócios e investidores © Fotografia por: DR

O Centro, uma parceria entre a Embaixada de Angola na Nigéria e a empresa Akwa Helmes International Limited – AHIL, tem valências para aplicação de vistos, dinamizar a atracção de investimentos, apoiar a indústria de petróleo e gás, bem como promover o turismo de sol-e-mar e de aventura.

Em comunicado enviado, ontem, ao Jornal de Angola, a Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, Benin, Níger e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em Port Harcourt, refere que os "serviços serão extensivos a reservas de hotéis e venda de bilhetes de passagem e conexões aéreas para destinos operados pela transportadora nacional TAAG”.

O governador do estado de Rivers, Siminalayi Fubara, é o convidado especial do embaixador José Bamóquina Zau para testemunhar a abertura de um centro de aproximação económica, cultural e turística entre Angola e a Nigéria.

A cidade de Port Harcourt, no estado de Rivers (com cerca de 10 milhões de habitantes), está encravada entre o vasto Delta do Rio Níger, onde estão concentradas as principais indústrias de petróleo e petroquímica, duas grandes refinarias estatais, dois portos marítimos, universidades e institutos de Ciências e Tecnologias.

"É nesta região de onde sai boa parte dos homens de negócios e técnicos das indústrias do petróleo e gás que operam em Angola, mas as autoridades locais querem incrementar a cooperação académica com os institutos de formação e estágios técnicos na indústria de petróleo e gás”, acrescenta o documento da Embaixada.

A região tem o segundo maior porto da Nigéria e um projecto ferroviário oriental de calibre estreito, que se estende por 2.044,1 quilómetros para ligar o porto comercial de Port Harcourt com o Norte de Maiduguri, estado de Borno, passando por 12 estados e inúmeras cidades do Leste, Centro e Norte do país. A Nigéria é uma República Federal, com vários estados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política