Sociedade

Angola acolhe Fórum sobre Indústria Espacial

Pedro Bica| Jornalista

Angola acolhe, de 2 a 5 de Abril deste ano, a terceira edição da Conferência Internacional da Indústria Espacial, a nível da África Austral, com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros.

28/03/2024  Última atualização 09H49
Em termos de volume de negócios, o sector tem um valor estimado em 19,4 biliões de dólares © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
Denominado "New Space Africa”, o encontro é uma iniciativa da União Africana (UA) e vai decorrer em Luanda, sob o tema "O papel do Espaço na Redução do Fosso da Pobreza em África”. Para esta edição, a organização convidou 400 especialistas, entre académicos e integrantes de agências espaciais africanas, europeias, asiáticas e norte-americanas.

A informação foi prestada ontem à imprensa pelo porta-voz do encontro, Gilberto Gomes, que assegurou ser um espaço de partilhas, troca de ideias, oportunidades de negócios e de emprego. O objectivo principal, realçou, é compartilhar ideias e analisar as tecnologias para desenvolver o "ecossistema” espacial africano.

O sector espacial, adiantou, é um mercado para negócios, por isso é importante e necessário haver mais debates sobre o sector tecnológico africano. "No momento, a indústria espacial africana, em termos de volume de negócios, tem um valor estimado em 19,4 biliões de dólares norte-americanos”, assegurou.

A conferência, referiu, é uma oportunidade para criar um diálogo mais activo entre os políticos, tomadores de decisão e empresários que pretendem apostar na Indústria Espacial. Em relação à Indústria Espacial, sublinhou que o país tem estado a marcar passos, sobretudo na vertente formativa e no alargamento de serviços do Angosat 2.

A meta, continuou, é fazer com que a Indústria Espacial possa dar um maior contributo nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos programas da UA, para a redução da pobreza, criação de mais empregos e oportunidades para os jovens.

Ponto focal

O director-geral do New Space Africa, Temidayo Oniosun, disse que, durante a realização da conferência, Angola vai ser o ponto focal sobre a ciência espacial a nível mundial. Especialistas e líderes mundiais, avançou, vão estar presentes para trocar experiências, fazer consultas e celebrar os avanços de Angola no domínio espacial. "É uma oportunidade para o país dar destaque a todos os jovens pesquisadores e cientistas”, considerou.

Expositores

De 2 a 5 de Abril deste ano, em Angola, vão estar expositores da maior montra espacial, com realce para a Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), Angola Telecom, Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), MSTelcom, GeoVille, Regional Centre for Mapping of Resources for Development e a União Africana. A Agência Espacial dos EUA, NASA, é um dos expositores importantes da New Space Africa 2024.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade