Política

Angola cria condições para êxito da OEACP-EU

O país trabalha na criação de todas as condições para acolher, com êxito, as Assembleias Constitutivas da Organização dos Estados de África, Caraíbas, Pacífico e União Europeia (OEACP-EU) garantiu, quarta-feira, em Luanda, a presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos dos Países Europeus e ACP-UE, Ângela Bragança.

08/02/2024  Última atualização 09H58
Assembleias Constitutivas da Organização dos Estados de África, Caraíbas © Fotografia por: DR
De acordo com a também deputada, que dirigiu a segunda reunião sobre o estado de preparação do evento, a decorrer em Luanda, de 19 a 21 do mês em curso, revelou terem sido avaliadas as responsabilidade das sub-comissões, assegurando que os trabalhos decorrem a bom ritmo, estando "as tarefas equacionadas e as responsabilidades atribuídas”.

Dada a importância do evento e o prestígio para o país, a também coordenadora adjunta da organização da OEACP-UE ressaltou a importância da participação de vários intervenientes, no asseguramento de serviços de qualidade aos convidados ao certame, desde a facilitação de vistos, apoio protocolar, logístico e outros.

À margem das Assembleias Constitutivas, o país acolhe também os fóruns de Mulheres e dos Jovens, cuja expectativa para estes encontros, afirmou a deputada Ângela Bragança, é promover uma maior parceria e aproximação entre os povos dos Estados da ACP/EU, à luz do novo Acordo de Samoa.

O evento permitirá aos Estados discutir, em conjunto, sobre temas de interesse comum que afectam os jovens e as mulheres, tais como a igualdade de género, empreendedorismo, emprego e outros.

O secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu Inocêncio, assegurou, igualmente, todo o apoio no âmbito da segurança sanitária e alimentar dos participantes ao evento.

A OEACP reúne cerca de 1,5 mil milhões de pessoas de três continentes e 79 países, sendo 48 da África Subsariana, 16 das Caraíbas e 15 do Pacífico, o que torna a organização uma força significativa no concerto das nações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política