Política

Angola defende reforço da parceria entre a ONU e UA para a paz e segurança em África

Angola defendeu, em Nova Iorque, a importância estratégica das Nações Unidas continuarem a trabalhar em estreita colaboração com a União Africana e os parceiros regionais, particularmente, no Quadro Conjunto ONU-UA para uma parceria reforçada na paz e segurança no continente.

10/02/2024  Última atualização 10H11
Francisco José da Cruz considerou, também, importante acelerar a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo nas questões de Saúde, Ambiente e Educação © Fotografia por: DR
Ao intervir, quarta-feira, na reunião plenária da Assembleia-Geral, da ONU, na qual o Secretário-Geral, António Guterres, apresentou as prioridades para o presente ano, o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco José da Cruz, referiu que a cooperação da instituição global com organizações regionais e sub-regionais é fundamental para promover o diálogo, prevenir conflitos, fazer avançar os processos políticos, alcançar cessar-fogo e soluções pacíficas em situações de litígio.

O diplomata incentivou António Guterres a continuar a pressionar pelo estímulo financeiro aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para enfrentar a crise financeira global, com o objectivo de mobilizar 500 mil milhões de dólares em novos investimentos, de modo a compensar as condições de mercado desafiantes vividas nos países em desenvolvimento e acelerar o progresso em direcção aos ODS.

Francisco José da Cruz considerou, também, importante acelerar a implementação dos ODS, sobretudo nas questões de Saúde, Ambiente e Educação.

Em relação à Cimeira do Futuro, Angola recomenda uma abordagem mais inclusiva, unificada e complementar às questões-chave, "à medida que se continua a prosseguir este caminho comum para um futuro promissor das gerações presentes e futuras”.

Para o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, o Pacto Digital Global deve dar prioridade à dimensão do desenvolvimento, dando aos países em desenvolvimento a possibilidade de beneficiarem das oportunidades oferecidas pelos avanços tecnológicos.

Neste contexto, o embaixador sublinhou a importância de se pôr fim a quaisquer restrições discriminatórias e garantir que processos como o Pacto Digital Global e a Revisão Geral da Cimeira Mundial para a Sociedade da Informação (WSIS+20) contribuam para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da rápida realização dos ODS.

Francisco José da Cruz avançou que Angola defende uma reforma abrangente do Sistema das Nações Unidas, com o objectivo de contribuir significativamente para a manutenção dos princípios e ideais da Carta da ONU para um mundo mais justo, baseado no universalismo, na equidade e no equilíbrio regional.

Quanto à reforma do Conselho de Segurança da ONU, o diplomata reiterou a necessidade de um progresso significativo com base na proposta apresentada pelos Estados-membros conducente a negociações baseadas em texto, tendo realçado a existência de um consenso crescente de que a posição de África para dois assentos permanentes deve ser vista como um caso especial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política