Desporto

Angola defronta Marrocos com olhos em Uzbequistão

Pedro Augusto

A Selecção Nacional sénior masculina de futsal defronta, hoje, às 21 horas, no pavilhão Prince Moulay Abdellah, em Rabat, o combinado do Marrocos, para a primeira jornada do Grupo A da 7.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), competição que apura três representantes do continente ao Mundial 2024, a decorrer de 6 de Setembro a 14 de Outubro, no Uzbequistão.

11/04/2024  Última atualização 10H55
Angolanos ambicionam começar com vitória a competição e encurtar o caminho para o Mundial © Fotografia por: EDUARDO PEDRO| EDIÇÕES NOVEMBRO

O confronto na estreia com os marroquinos, anfitriões e campeões em título, representa um grande desafio às ambições dos comandados de Marcos Antunes, pois, o adversário está decidido em conquistar o tricampeonato e igualar o feito dos egípcios, outros fortes candidatos ao troféu continental.    

O potencial dos Leões do Atlas e o facto de serem os organizadores da competição dá-lhes, à primeira, favoritismo à vitória no embate desta noite. Porém, as coisas podem não ser fáceis, dado que os angolanos ambicionam, igualmente, grande desempenho na quarta presença na Taça Africana das Nações Total Energies da CAF.

O grupo escolhido pelo seleccionador Marcos Antunes dá garantias dum bom jogo e participação no evento. Aliás, o trabalho realizado até terça-feira última, quer em Angola quer no palco da prova, dá bons indicadores. Os jogadores mostraram altos níveis competitivos e muita confiança.

Isso, porém, não tira a Marrocos o favoritismo à vitória, no duelo com Angola. Os angolanos sabem disso, embora, acreditam que podem bater o pé diante dos campeões africanos em título. Melhor, existe forte crença numa vitória ou empate.

A experiência do guarda-redes Nelson Pereira "Nelsinho", 34 anos, o mais velho do grupo, Bráulio Azevedo (30), Osvaldo Inácio "Kaluanda" (29), Francisco Gabriel "Chico" (26), João Cambangula "Jó" (25), aliada à competência dos jovens Anderson Fortes (20), Gaspar Celestino "Pesado" (22), Adérito Santos (22) e Osvaldo de Carvalho "Arroz Doce" (26) podem ser grandes trunfos de Angola no duelo com Marrocos. 

 As 14 "estrelas"

 O técnico Marcos Antunes vai atacar o CAN 2024 com apenas dois atletas que evoluem no estrangeiro, dos 14 eleitos para a missão Marrocos. Trata-se do ala Anderson Fortes, dos Leões Porto Salvo, da Liga Placard (Campeonato de Futsal da I Divisão de Portugal), e João Cambangula "Jó", do Sport Clube Nun'Alvares, da II Liga portuguesa.

Os restantes 12 jogadores às ordens do seleccionador nacional são, Guarda-redes: Gomito (JCY), Nelson Pereira "Nelsinho" (Sport Clube Maculusso) e Denis (GD RNT), Fixos: Paulo Ricardo (Sport Clube Maculusso), Osvaldo de Carvalho "Arroz  Doce" (Sport Clube Maculusso), Francisco Gabriel "Chico" (GD Clínica Sagrada Esperança) e Reveldinho Santos "Vedo" (4 de Junho do Huambo),  Alas: Osvaldo Kaluanda (JCY) , Adérito Santos (JCY) e Helber Garcia (Sport Clube Maculusso), Pivô: Braúlio Fontoura (GDRNT) e Gaspar Celestino "Pesado" (JCY).

Ghana e Zâmbia jogam na abertura

O desafio entre as selecções do Ghana e da Zâmbia, com início às 18 horas, no pavilhão Prince Moulay Abdellah, em Rabat, Marrocos, válido para o Grupo A, marca a abertura da 7.ª edição do Campeonato Africano das Nações de futsal da CAF, prova que se disputa até 21 do corrente mês.

A partida é de desfecho imprevisível. Ghanenses, vice-campeões africanos da I edição da prova, disputada em 1996, e zambianos, estão em Rabat com os olhos postos numa das três vagas para o Campeonato do Mundo da FIFA 2024, no Uzbequistão, entre 14 de Setembro e 6 de Outubro. Motivo suficiente para termos um bom espectáculo, hoje à noite, na capital marroquina. Aliás, espera-se por uma partida bastante renhida. As duas selecções ambicionam começar o torneio com o pé direito no sentido de tornar as coisas mais facilitadas na luta pela qualificação às meias-finais.

O facto de terem pela frente nas próximas duas jornadas, adversários de reconhecida valia, Marrocos e Angola, Ghana e Zâmbia vão tudo fazer no sentido de obterem um resultado satisfatório na estreia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto