Política

Angola e Arménia abordam cooperação

O embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente Junto da União Africana (UA), Miguel Bembe, manteve, sexta-feira, em Adis Abeba, um encontro de trabalho com o homólogo da Arménia, Sahak Sargsyan, durante o qual abordaram a necessidade do relançamento da cooperação bilateral e multilateral.

25/02/2024  Última atualização 09H40
© Fotografia por: DR

Os dois diplomatas ressaltaram, igualmente, a importância do reforço das relações políticas e diplomáticas entre os dois países, de modo a permitir a promoção recíproca de investimento privado, sobretudo nas áreas do comércio, energia e implementação de projectos ligados à inteligência artificial, para a contribuição do desenvolvimento tecnológico de Angola.

A eleição de Angola para a primeira vice-presidência da Mesa da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana e o regresso do país ao Conselho de Paz e Segurança da mesma organização, pela quarta vez, foram outros temas que dominaram o encontro entre Miguel Bembe e Sahak Sargsyan.

Sobre este particular, ambos os diplomatas reconheceram a importância geopolítica e geoestratégica de Angola no continente africano (especialmente nas Regiões Austral e Central), assim como as acções que o Presidente João Lourenço tem levado a cabo, na qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, para prevenção, gestão e resolução pacífica de conflitos e normalização das relações político-diplomáticas entre a República Democrática do Congo e o Rwanda. Angola e Arménia vão completar, em Outubro próximo, 30 anos de relações diplomáticas. As mesmas tiveram início a 3 de Outubro de 1994. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política