Política

Angola e Cuba reforçam cooperação parlamentar

António Gaspar |

Jornalista

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, manteve, terça-feira, em Luanda, um encontro com o homólogo da República de Cuba, Juan Esteban Lazo Hernández, com quem abordou o reforço da cooperação parlamentar.

28/02/2024  Última atualização 09H11
Carolina Cerqueira avaliou com o líder do parlamento cubano o nível da relação bilateral © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
Em declarações aos jornalistas, à saída do encontro, o líder da Assembleia Nacional do Poder Popular cubano explicou que foram traçados alguns objectivos e avaliadas as prioridades de reforço da relação entre os dois parlamentos.

Juan Esteban Lazo Hernández informou que vai haver um encontro no formato de videoconferência, para que ambos os parlamentos encontrem pontos comuns de referência, visando o reforço das relações e a identificação de outras áreas para futura cooperação.

O presidente da Assembleia Popular de Cuba agradeceu a recepção, tendo esclarecido que o objectivo da visita é o de aprofundar as relações parlamentares com Angola.

"Como Parlamento, representamos o nosso povo e a nossa missão é o de estreitar as relações de amizade e cooperação, a nível do Parlamento, com a República de Angola. Para nós, quando aprofundamos as relações entre os nossos parlamentos, estamos a aprofundar as relações entre os nossos povos”, declarou.

As relações entre os dois países, lembrou Juan Esteban Lazo Hernández, são históricas, profundas e as ligações marcadas pela amizade, carinho e luta conjunta de António Agostinho Neto e Fidel Castro.

"Esses sentimentos são os que nos fazem estar aqui, em Angola, com alegria e sentirmo-nos como se estivéssemos em nossa própria casa”, disse.

O parlamentar cubano fez saber, ainda, que a visita do Presidente de Cuba a Angola, em Agosto de 2024, foi "positiva”, na medida em que foram assinados importantes acordos para o reforço das relações bilaterais, reiterando a disponibilidade cubana para "apoiar os acordos e fortalecer o bem-estar de ambos os povos”.

"Não quero perder essa oportunidade que Angola nos oferece”, assegurou Juan Esteban Lazo Hernández.

A delegação cubana cumpre, no país, uma visita de três dias, devendo efectuar visitas ao Memorial Doutor António Agostinho Neto e ao sarcófago do  ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

O Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento será outro dos pontos da visita dos parlamentares cubanos, que devem encerrar a jornada de trabalho em Angola com a deposição de uma coroa de flores no túmulo do comandante internacionalista cubano Raul Díaz-Arguelles, no Cemitério do Alto das Cruzes.

Angola e Cuba mantêm relações de cooperação nos domínios da Segurança, Educação, Saúde, Transportes, Obras Públicas, Construção, Petróleos, Desportos, Cultura, Turismo e Agricultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política