Política

Angola e Etiópia assinam memorando de cooperação bilateral

JA Online

Angola e Etiópia vão assinar, nos próximos dias 14 e 15 de Fevereiro, em Addis Abeba, dois memorandos de cooperação bilateral entre os dois países.

31/01/2024  Última atualização 17H24
Embaixador de Angola na Etiópia, Miguel Bembe, e o director-geral dos Assuntos Africanos do Ministério etíope dos Negócios Estrangeiros, Fesseha Shawle © Fotografia por: DR

A informação foi avançada durante um encontro entre o embaixador de Angola na Etiópia, Miguel Bembe, e o director-geral dos Assuntos Africanos do Ministério etíope dos Negócios Estrangeiros, Fesseha Shawle, avançou uma nota da Embaixada enviada ao JA Online. 

Trata-se do Acordo Geral de cooperação nos domínios económico, técnico-científico e cultural entre os dois países e o memorando de entendimento para o estabelecimento de mecanismos de consultas políticas entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Etiópia.

Os dois instrumentos jurídicos de cooperação que visam criar uma nova dinâmica nas relações entre ambos os Estados poderão ser assinados à margem da 44.ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, a realizar em Fevereiro deste ano, em Addis Abeba.

Ambos os diplomatas perspectivaram a conclusão dos acordos sobre a assistência jurídica mútua em matéria penal transferência e a extradição de prisioneiros, assim como do acordo de Serviços Aéreos tendo como base a proposta apresentada pela parte etíope.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1977, Angola e a Etiópia assinaram poucos instrumentos jurídicos de cooperação, realçando-se os existentes, nomeadamente, o acordo bilateral de Serviços Aéreos, concluído e rubricado em 20 de Maio de 1977, o memorando de entendimento entre as autoridades Aeronáuticas, assinado em 15 de Setembro de 1998 e o acordo comercial sobre Trocas de Produtos e Mercadorias em 26 de Janeiro de 1981.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política