Política

Angola e Etiópia determinadas a impulsionar a cooperação bilateral

Garrido Fragoso | Addis Abeba

Jornalista

Os Governos de Angola e da República Democrática e Federal da Etiópia assinaram, ontem, na capital etíope, Adis Abeba, dois instrumentos jurídicos, com o objectivo de impulsionar a cooperação bilateral em vários sectores.

16/02/2024  Última atualização 08H40
Téte António disse que a assinatura do Memorando vai possibilitar encontros regulares para consultas de interesse recíproco © Fotografia por: Paulo Mulaza| Edições Novembro
Trata-se do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Cultural, bem como o Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Consultas Políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores dos dois países.

A cerimónia de assinatura dos dois instrumentos jurídicos decorreu na sede da União Africana (UA), tendo os mesmos sido rubricados pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países, Téte António (Angola) e Taye Atske-Salassie (Etiópia), na véspera da 37ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), a decorrer amanhã e  domingo próximo.

No final da cerimónia de assinatura dos instrumentos, o ministro Téte António informou aos jornalistas que o Acordo Geral de Cooperação Económica "abre portas”, para que os dois países cooperem em vários sectores económicos e estabeleçam relações "pouco mais estruturadas”.

Téte António explicou que com a assinatura do Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Consultas Políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores dos dois países, permitirá aos chefes das diplomacias angolana e etíope encontrar-se para consultas, sempre que haja um tema de interesse recíproco.

Ao valorizar as potencialidades económicas da Etiópia nos domínios da Industrialização, Turismo, Agricultura, incluindo a experiência da companhia de navegação aérea, o ministro Téte António informou que as autoridades etíopes manifestam interesse na experiência angolana no capítulo da exploração petrolífera, enquanto Angola se mostra interessada na experiência etíope no capítulo da exploração de ouro.

O ministro das Relações Exteriores considerou "muito saudáveis” as relações entre os dois países, realçando, sobretudo, o facto de naquele país estar localizada a sede  da  União Africana e de muitas  missões diplomáticas, entre as quais a de Angola, que tem a missão de cuidar das relações não apenas com a Etiópia, mas também com a organização continental.

No momento com os jornalistas, o director para África e Médio Oriente, Jorge Cardoso, referiu que os dois instrumentos jurídicos ontem rubricados visam, essencialmente, o reforço das relações bilaterais a todos os níveis.

Jorge Cardoso também deu nota positiva ao potencial económico da República Federativa da Etiópia, sobretudo, no capítulo agrícola (produção em grande escala de café e chá), salientando que a experiência pode  ser aproveitada por Angola,  que actualmente está engajada na promoção do crescimento da agricultura.

Anunciou, a propósito, conversações em curso entre responsáveis da TAAG e da companhia etíope de bandeira, com vista ao aumento dos voos para a capital angolana.

Sublinhou que com a recente inauguração do Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto as operações aeroportuárias de transporte e carga entre os dois países saem mais reforçadas nos próximos tempos.

"Pretendemos com o Acordo Geral de Cooperação garantir que os empresários dos dois países reforcem e ampliem, cada vez mais, a sua capacidade de explorar oportunidades de negócio existentes em ambos os países”, afirmou.

Com a assinatura do Memorando de Entendimento sobre as Consultas Políticas, o diplomata disse que Angola compromete-se, periodicamente, a estabelecer um quadro de consultas bilaterais aos níveis bilateral, regional, continental e internacional, no quadro da reciprocidade de vantagens.

"Só falando a mesma voz poderemos ter maior capacidade de defender os interesses de cada um dos Estados e do continente”, declarou o diplomata.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política