Política

Angola e França abordam cooperação parlamentar

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, manteve, terça-feira, em Paris, um encontro com a homóloga de França, Yael Braun-Pivet, com quem abordou a cooperação bilateral no domínio parlamentar.

06/03/2024  Última atualização 06H22
Carolina Cerqueira reuniu-se com Yael Braun-Pivet © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro

Durante o encontro foram abordadas questões relativas à situação jurídica das mulheres, a protecção e promoção dos direitos, equidade, inclusão nos processos de decisão política e promoção da paz, bem como a cooperação bilateral e o estreitamento das relações de amizade e solidariedade entre os dois parlamentos e povos.

Na ocasião, Carolina Cerqueira, que assinou o Livro de Honra da Assembleia da República Francesa, formulou um convite à homóloga francesa para se deslocar a Angola em visita oficial.

A presidente da Assembleia Nacional encontra-se em Paris para participar na cimeira das presidentes dos parlamentos de todo o mundo.

O evento reserva, para o primeiro dia, uma conferência sobre personalidades femininas inspiradoras e a inauguração de uma exposição dedicada aos direitos políticos das mulheres, na Galeria das Festas da Assembleia Nacional de França.

O segundo dia de trabalho está reservado a duas mesas redondas sobre a educação para a igualdade, luta contra a violência das mulheres e a saúde, bem como a igualdade e a paridade na política e a afirmação de modelos femininos.

 Integra a delegação angolana as deputadas Rosa Branca Albino, do Grupo Parlamentar do MPLA, Albertina Navita Ngolo Felisberto, do Grupo Parlamentar da UNITA, e Florbela Malaquias, do Partido Humanista de Angola (PHA).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política