Política

Angola e Namíbia acertam estratégia de controlo da cólera

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

As autoridades sanitárias da província do Cunene e das regiões de Ohangwena e Omusati, no Norte da Namíbia, reuniram-se, na quinta e sexta-feira, no município de Namacunde, para a implementação de métodos de prevenção e controlo de casos de cólera e malária na fronteira entre os dois países.

18/02/2024  Última atualização 08H15
© Fotografia por: DR

O encontro transfronteiriço juntou especialistas dos sectores da Saúde dos dois países, com o objectivo de acertar um plano de actividade que permita o melhor controlo da malária e os possíveis casos de cólera na fronteira comum.

No acto de abertura do encontro, o chefe do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias do Cunene, Belarmino Satyohamba, disse que a reunião visou à troca de experiências sobre acções de prevenção.

As regiões, disse, fazem parte do acordo com a província do Cunene, para a reestruturação da estratégia de actividades da iniciativa Trans-Cunene para o Controlo da Malária (TKMI), assinado em Abril de 2021.

Belarmino Sayohamba afirmou, ainda, que as intervenções incidiram sobre a importância de medidas de prevenção e de educação contra a malária e a cólera, e não só, assim como no diagnóstico e tratamento correcto de casos, com o envolvimento das comunidades.

O responsável do Programa de Combate à Malária, Tuberculose e outras Endemias, no Norte da Namíbia, Libério Haipinge, destacou a importância do encontro, que produziu recomendações para o reforço da vigilância epidemiológica na fronteira comum. Libério Haipinge realçou que, tendo em conta o aumento de casos de cólera na Zâmbia, África do Sul e Malawi, a Namíbia tem vindo a tomar medidas.

 "Até ao momento, a Namíbia não registou casos de cólera, mas está em alerta”, assegurou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política