Regiões

Angola e Namíbia buscam estratégia de controlo da cólera na fronteira comum

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

As autoridades sanitárias da província do Cunene (Angola) e das regiões de Ohangwena E Omusati, norte da Namíbia, estão reunidas, de 15 a 16 deste mês, no município de Namacunde, para traçar métodos de prevenção e controlo de possíveis casos de cólera e da malária na fronteira entre os dois países.

16/02/2024  Última atualização 15H58
© Fotografia por: Elautério Silipuleni
O encontro transfronteiriço, com duração de dois dias, juntou especialistas dos sectores da saúde dos dois países, para acertarem um plano de actividade que permitirá o melhor controlo da malária e os possíveis casos de cólera na fronteira comum.

No acto de abertura do encontro, o chefe do Departamento de Saúde Pública e Controle de Endemias no Cunene, Belarmino Satyohamba, disse que a acção visa trocar a experiência sobre acções de prevenção das doenças entre as regiões envolvidas. 

Explicou que os territórios fronteiriços fazem parte do acordo com a província do Cunene para a reestruturação da estratégia de actividades da iniciativa Trans-Cunene para o Controlo da Malária (TKMI), assinado em Abril de 2021.

 Por último, Belarmino Sayohamba afirmou que as intervenções incidiram sobre a importância de medidas de prevenção e de educação contra a malária e cólera, assim como no diagnóstico e tratamento correcto de casos com o envolvimento das comunidades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões