Política

Angola e Namíbia traçam novo rumo da cooperação bilateral

César Esteves

Jornalista

Angola e a Namíbia vão realizar, em Luanda, em data a acertar pela diplomacia dos dois países, uma reunião da Comissão Bi-nacional destinada ao aprofundamento das relações bilaterais, que pode contar com a presença dos Presidentes dos dois países.

05/03/2024  Última atualização 06H33
Presidentes da Namíbia, Nangolo Mbumba, e de Angola, João Lourenço, durante o encontro privado realizado ontem no Palácio Presidencial da Cidade Alta © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, no final do encontro entre os Presidentes João Lourenço e Nangolo Mbumba, no Palácio Presidencial, na Cidade Alta.

O chefe da diplomacia angolana disse ser neste espaço que os dois países tratam de todas as questões inerentes à cooperação, abordagens de assuntos regionais e internacionais.

"As reuniões da Comissão Bi-nacional são rotativas e, em função disso, será a vez da República de Angola  receber esta reunião”, frisou Téte António, acrescentando que esta comissão é realizada a nível dos Chefes de Estado. 

O ministro das Relações Exteriores adiantou que os dois países estão interessados em manter, cada vez mais, viva a chama das boas relações que unem os dois países há vários anos. "Nós temos as melhores formas de cooperação possíveis e gostaríamos que essa tendência prevalecesse”, atestou.

Esta é a primeira visita que Nangolo Mbumba, no cargo há poucas semanas, efectua ao exterior na qualidade de novo Presidente da Namíbia.

O actual estadista namibiano chegou ao poder na sequência do falecimento do Presidente Hage Geingob, no dia 4 de Fevereiro, aos 82 anos, por doença. Nangolo Mbumba era, até antes da morte de Hage Geingob, Vice-Presidente da Namíbia.

Para Téte António, este gesto do Presidente Nangolo Mbumba demonstra o bom nível de relações existentes entre os dois países.

Durante o encontro, segundo fez saber o ministro das Relações Exteriores, os dois Presidentes passaram em revista o estado das ralações bilaterais e da vida dos dois povos. "Acabamos, sempre, por tratar, também, do que nos une, que são os interesses comuns entre a Namíbia e a República de Angola”, aclarou.

O encontro entre João Lourenço e Nangolo Mbumba foi em privado, não tendo havido, por isso, declarações dos dois estadistas à imprensa.

O Presidente João Lourenço esteve presente no funeral de Estado do Presdente da Namíbia, Hage Geingob, realizado em Fevereiro último.

Angola e a Namíbia reafirmaram, no ano passado, durante  a reunião conjunta realizada em Luanda, a necessidade da coexistência pacífica e da boa vizinhança ao longo da fronteira comum, assim como a importância de solucionar a questão dos criadores de gado namibianos instalados na parte Sul do país.

Neste encontro, encabeçado pelos chefes da diplomacia dos dois países, Téte António e Netumbo Nandi-Ndaitwah (agora Vice-Presidente da Namíbia), respectivamente, as partes analisaram o Acordo Bilateral sobre a Circulação de Pessoas e Bens, assinado em 1992. Este documento observa a interdependência, os laços interpessoais e o património cultural partilhado ao longo da fronteira comum, bem como a livre circulação num raio de 60 quilómetros.

A preservação das reservas naturais protegidas, em harmonia com os objectivos e princípios da Área de Conservação Transfronteiriça Kavango-Zambeze (KAZA CFTA), foi outro tema que mereceu a atenção das partes durante aquele encontro. Angola e a Namíbia cooperam nos sectores da Defesa e Segurança, Transportes, Energia e Águas, Saúde, Petróleo, Turismo, Pescas, Agricultura, Finanças, Geologia e Minas, entre outros, a nível bilateral e no quadro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política