Política

Angola e Nigéria cooperam nos domínios de recursos hídricos e legislação sobre águas

JA Online

O ministro dos Recursos Hídricos e Saneamento da Nigéria, Joseph Utsev, e o embaixador de Angola no referido país, José Bamóquina Zau, reuniram-se, na terça-feira, para avaliar os campos de cooperação bilateral nos domínios dos recursos hídricos e apoio à agricultura irrigada para segurança alimentar.

07/02/2024  Última atualização 16H34
Angola e Nigéria cooperam nos domínios de recursos hídricos e legislação sobre águas © Fotografia por: Cedida

As duas entidades concluíram a necessidade de identificar potenciais áreas de cooperação na formulação da legislação nacional sobre águas, de programas de políticas de recursos hídricos, desenvolvimento e apoio à agricultura irrigada, colecta, análise e divulgação de dados hidrometeorológicos e hidrológicos, bem como de fornecimento de água adequada para o uso doméstico e industrial.

Na ocasião, o embaixador José Bamóquina Zau apresentou um convite verbal do ministro da Energia e Águas de Angola João Baptista Borges para o homólogo nigeriano Joseph Utsev visitar Angola ainda este ano.

O convite foi aceite com satisfação pelo ministro dos Recursos Hídricos e Saneamento da Nigéria que se mostrou entusiasmado e o interesse do seu país em "em desenvolver uma nova página de cooperação com Angola”.

Este novo campo de cooperação entre Angola e a Nigéria poderá figurar nas discussões para actualizar os instrumentos jurídicos de cooperação entre os dois Estados durante a reunião da Comissão Mista Bilateral prevista para este ano de 2024 numa das duas capitais, avançou uma nota enviada ao JA Online.

Angola e Nigéria têm similaridades em abundância de redes hidrográficas capazes de catapultar as agroindústrias e criar auto-suficiência alimentar e exportar os excedentes.

 

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política