Política

Angola e Portugal abordam contributos no quadro do G20

O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, abordou, ontem, com o embaixador de Portugal, Francisco Duarte, questões relacionadas com o contributo dos dois países no quadro da agenda do G20.

17/02/2024  Última atualização 11H10
© Fotografia por: DR

Os dois países fazem parte do grupo de nações e organizações convidadas como observadores pelo Brasil, que lidera actualmente o G20, no sentido de participar nas reuniões do seu calendário de eventos.

Ao longo da sua presidência, o Brasil pretende organizar mais de 100 reuniões de grupos de trabalho e cerca de 20 ministeriais, culminando com a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, prevista para a cidade do Rio de Janeiro, em Novembro do corrente ano.

Domingos Vieira Lopes expressou o interesse de Angola em amplificar determinadas posições no contexto do G20 e, durante o encontro, procurou partilhar perspectivas de como esta plataforma pode ser aproveitada para promover os interesses do país, bem como fortalecer a cooperação entre as nações participantes.

O grupo do G20 é integrado pelas principais economias do mundo: Estados Unidos da América, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, Índia, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México, Turquia, mais a União Europeia e a União Africana.

Entre os objectivos principais da organização está a coordenação de políticas económicas entre os seus membros,  a fim de alcançar a estabilidade económica global. Visa também a promoção do crescimento sustentável, construção de meios que evitem crises económicas e a busca para a modernização da economia mundial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política