Política

Angola e República Dominicana querem dinamizar a cooperação

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e a vice-ministra da Indústria e Comércio da República Dominicana, Vilma Albarje, apreciaram, terça-feira última, as formas para a dinamização da cooperação entre os dois países e a identificação de produtos de importação e exportação.

21/03/2024  Última atualização 08H55
Esmeralda Mendonça mantém encontros em Santo Domingo © Fotografia por: DR
Durante o encontro, que decorreu em Santo Domingo, capital da República Dominicana, à margem da I Reunião sobre Consultas Políticas entre os dois Estados, as partes concordaram trocar informação sobre as leis de incentivo ao investimento de cada país, assim como propiciar ambientes para trocas de experiências entre empresários angolanos e dominicanos, por via da Agência Angolana de Promoção das Exportações (AIPEX) e a sua congénere daquele país da América Central.

De acordo com a nota de imprensa partilhada pelo Ministério das Relações Exteriores, o encontro aconteceu no âmbito da cooperação bilateral entre Angola e aquele país da América do Sul.

A República Dominicana é um país localizado ao Centro-Leste da América Central, no Mar das Caraíbas e tem uma superfície de 48.442 quilómetros quadrados.

O país tem a nona maior economia da América Latina e a segunda maior economia na região das Caraíbas e América Central. Apesar de ser muito conhecido pela agricultura e mineração, a economia local está agora dominada pelos serviços.

O progresso económico do país é exemplificado pelo seu avançado sistema de telecomunicações e uma das melhores infra-estruturas de transporte no continente.

Assinado Memorando de Entendimento

No mesmo dia, Angola e a República Dominicana rubricaram um Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura e o Instituto de Educação Superior em Formação Diplomática e Consular( INESDYC)".

O instrumento jurídico, rubricado à margem da I Reunião de Consultas Políticas pelos embaixadores Felisberto Martins e José Muñoz, visa fortalecer a cooperação entre os dois países.

De acordo com uma a nota do Ministério das Relações Exteriores, com a assinatura do Memorando, as duas instituições estabelecem condições para contactos regulares e promover a cooperação entre as partes, no domínio da formação de quadros diplomáticos dos respectivos países, com base nos interesses partilhados e benefícios mútuos.

A reunião, em que Angola esteve representada pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e a República Dominicana pelo vice-ministro da Política Externa Bilateral, Jose Gomez, serviu também para abordar matérias do fórum político-diplomático de interesse comum.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política