Política

Angola e Sérvia trocam experiências na Cultura

Angola e a Sérvia assinaram, ontem, em Belgrado, um programa de cooperação no domínio da Cultura, nos termos do qual os dois países priorizam a troca de experiências nos domínios da arqueologia, cinematografia, direitos de autor, propriedade intelectual, a recuperação e conservação de sítios históricos e culturais.

24/02/2024  Última atualização 12H30
Acordo assinado por Filipe Zau e pela vice-Primeira-Ministra sérvia © Fotografia por: DR

De acordo com uma nota a que o Jornal de Angola teve acesso, o instrumento jurídico, a vigorar até ao ano de 2026, foi assinado pelo ministro angolano da Cultura e Turismo, Filipe Zau, e pela vice-Primeira-Ministra e ministra da Cultura da Sérvia, Maja Gojgovic.

Após a assinatura, houve uma reunião bilateral na qual as duas entidades destacaram a importância de estreitar as relações entre os dois países, que remontam a 1979, através da antiga Jugoslávia.

O ministro Filipe Zau, que se encontra em visita de trabalho  na Sérvia, disse ser preciso facilitar a contratação de especialistas arqueólogos para que, no âmbito da elevação de Mbanza Kongo a Patrimônio Mundial da Humanidade, se possa prosseguir com as escavações arqueológicas, de acordo com as recomendações da UNESCO.

As duas delegações concluíram que os dois países devem indicar os pontos focais para, nos próximos dias, apresentarem o Plano de Acção 2024-2026.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política