Política

Angola e Tailândia avaliam novas áreas de cooperação

Angola está interessada em colaborar com o Reino da Tailândia, no quadro do fortalecimento das relações político – diplomáticas e de cooperação nos mais variados domínios.

08/03/2024  Última atualização 10H25
© Fotografia por: DR

A pretensão foi manifestada, ontem, pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, durante um encontro com a vice-ministra da Indústria do Reino da Tailândia, Sirinum Siripanich, em Bangkok.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça sublinhou igualmente a necessidade de ambos os países desenvolverem esforços voltados à identificação e exploração de oportunidades que os respectivos tecidos económicos apresentam, na base da reciprocidade de vantagens.

A representante explicou a vice-ministra que no âmbito da diversificação da economia angolana, o Governo angolano pretende contar com a experiência e conhecimento do seu país, nos mais variados domínios, com realce para os sectores da mineração, indústria, comércio e agricultura.

Ainda no seu pronunciamento, Esmeralda Mendonça falou das prioridades actuais de Angola plasmadas no Plano Nacional de Desenvolvimento que englobam os "Planagrão”, "Planapesca” e o Planapecuária.

Por outro lado,  manifestou o interesse de Angola na realização de um Fórum Económico e Empresarial Angola-Tailândia, visando a aproximação e o intercâmbio de experiência entre as classes empresariais de ambos os países, e a atracção de investimento directo tailandês, tendo referenciado que a nova Lei sobre Investimento Privado da República de Angola vem melhorar o ambiente de negócios do país, garantir inúmeras facilidades e oportunidades para os empresários nacionais e estrangeiros, incluindo as garantias jurídicas e de repatriamento de capitais.

A vice-ministra tailandesa da indústria afirmou, por sua vez, que o seu país reúne condições para o reforço da cooperação com Angola, salientando que, para além do sector das Minas, a empresa tailandesa especializada no cultivo de arroz-ACP está interessada em investir no mercado angolano.

No encontro foi,ainda, abordada a questão da formação de quadros e capacitação técnica, por via da qual foi estendido um convite à parte angolana para participação de um curso de formação profissional no domínio da indústria, previsto para o mês de Julho do corrente ano, na Tailândia.

Participaram deste encontro, o embaixador de Angola acreditado no Reino da Tailândia, com residência em Hanói, Agostinho Fernandes, República Socialista do Vietname, Miguel Dialamicua, embaixador e director Ásia e Oceânia do Ministério das Relações Exteriores, assim como altos funcionários deste Departamento Ministerial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política