Política

Angola e Vietname dão impulso às novas áreas de cooperação

Yara Simão

Jornalista

Angola e o Vietname manifestaram o interesse em reforçar as relações bilaterais, nos sectores da Agricultura, Comércio e Economia, afirmou, quarta-feira, em Luanda, o ministro da Educação e Formação do Vietname, Nguyen Kim Son, no final de um encontro com o primeiro-vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca.

28/03/2024  Última atualização 07H30
Responsáveis dos dois países querem mais acções conjuntas © Fotografia por: DR
Segundo o governante vietnamita, além das áreas de cooperação tradicionais, os dois Estados pretendem dar um novo impulso nos domínios da Agricultura, Comércio e Economia, fundamentalmente.

Nguyen Kim Son disse que os dois Estados trabalham na implementação dos acordos celebrados durante a VII Reunião da Comissão Mista Bilateral. O ministro enfatizou que as partes desejam, também, promover e fortalecer as relações de cooperação no domínio parlamentar.

Angola e o Vietname estabeleceram relações diplomáticas em Novembro de 1975 e, três meses depois, assinaram o Acordo Geral de Cooperação, instrumento que serviu de base para a abertura de vários protocolos inseridos nas áreas Social, Económica e Técnico-Científica.

Tradicionalmente, as relações entre os dois países cingem-se aos domínios da Agricultura, Saúde, Educação e Comércio. Cerca de 20 empresas privadas vietnamitas actuam em Angola. Situado no Sudeste asiático, o Vietname possui uma economia com pendor nos sectores Electrónico, Industrial e no Agronegócio.

Ainda ontem, Américo Cuononoca recebeu cumprimentos de despedida do núncio apostólico, Dom Giovanni Gaspari, que foi nomeado recentemente para ocupar a mesma função na Coreia e Mongólia. Dom Gaspari deixa assim a Nunciatura de Angola e São Tomé, quatro anos depois, "com o sentimento de missão cumprida”, agradecendo o testemunho de fé do povo angolano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política