Política

“Angola Hoje” amplia a divulgação das potencialidades económicas e culturais do país

Edna Dala e Pedro Ivo

Jornalistas

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social colocou, quinta-feira, à disposição de todos os cidadãos nacionais e estrangeiros o portal “Angola Hoje”, destinado a veicular uma variedade de conteúdos, com o objectivo de divulgar as potencialidades económicas, sociais e culturais do país.

16/02/2024  Última atualização 08H55
O ministro disse que o plataforma marca uma aposta do Executivo em apresentar o país aos angolanos e estrangeiros © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
Apresentado pelo titular da pasta, Mário Oliveira, o portal foi criado com a missão de ser um veículo de comunicação e interacção com o público, partilhando, por esta via, informação transparente, precisa e imparcial sobre a realidade do Estado angolano nas mais diversas áreas de actuação.

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, disse, na ocasião, que um dos principais objectivos, da nova ferramenta de comunicação e informação (no endereço www.angolahoje.ao), é a divulgação das potencialidades do país em todos os domínios.

Com o portal, prosseguiu, pretende-se levar a todas as latitudes "uma informação clara, real e credível sobre as potencialidades do país e o seu desenvolvimento nos mais variados sectores”.

O lançamento do "Angola Hoje” representa a aposta do Executivo em mostrar "Angola aos angolanos e aos estrangeiros”, as potencialidades, transformando o portal numa hub de informação geral sobre o país, com interoperabilidade e interconectividade com os órgãos públicos, Departamentos Ministeriais, serviços públicos, disponibilizando um conjunto de informações mais diversificada possível para o cidadão, bem como para o empresariado nacional e estrangeiro residente e não residente.

 Na curta intervenção, o ministro Mário Oliveira explicou que o portal foi desenhado para dar corpo ao cumprimento de um dos lemas da governação, que é "trabalhar mais e comunicar melhor”.

Ao proceder à apresentação do portal, o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, destacou o facto de os cidadãos nacionais, estrangeiros e as comunidades angolanas no exterior contarem, a partir de agora, com mais um instrumento de comunicação e interacção.

O portal, desenhado e operado sob o domínio angolano, comporta a narrativa de comunicação aberta, interactiva e transparente sobre Cultura, Turismo, Agronegócios, Indústria, Economia, Finanças, Notícias, Eventos Regionais e Internacionais, bem como imagens sobre Angola e espaços de interacção.

O Angola Hoje, acrescentou o secretário de Estado, busca contribuir significativamente para a criação de um Estado de opinião positivo e favorável junto do cidadão angolano, no interior e exterior do país, convertendo-se num espaço privilegiado de interacção sobre as várias esferas da vida pública.

Desenhado e operacionalizado por quadros nacionais, o portal vai funcionar, numa primeira fase, na versão 1.0, e, por se tratar de um instrumento em evolução, o mesmo procura agregar um conjunto de informações e conteúdos de outros sites, numa única plataforma que, de forma gradual, vai inserir conteúdos de todos os sectores do Executivo e de interesse público.

O secretário de Estado reafirmou que o portal tem como objectivo mostrar a imagem de uma Angola moderna e de oportunidades em busca do desenvolvimento sustentável, social e cultural, bem como fornecer informações detalhadas sobre os processos e serviços que auxiliam investidores estrangeiros a canalizar os investimentos em Angola.

"Informações estas que incluem orientações sobre políticas e áreas de investimentos prioritários, incentivos fiscais e legislação pertinente ao clima de investimento no país”, acrescentou.

Entre os objectivos, Nuno Caldas indicou ainda o fortalecimento da democracia e a afirmação da cidadania, através de uma cidadania participativa e inclusiva, a valorização das pessoas, do cidadão enquanto actor imprescindível na construção da nova Angola, que permita a todos exercer a participação de modo efectivo e útil.

Com o Angola Hoje, o Executivo pretende, igualmente, garantir uma melhor e mais robusta e diversificada utilização de processos e mecanismos da comunicação institucional entre as distintas estruturas do Governo, tornando, assim, os conteúdos divulgados mais harmonizados, persuasivos, esclarecedores, de fácil percepção e entendimento, disponibilizados em tempo útil.

Melhorar de forma progressiva a percepção de Angola como um destino politicamente estável, social e culturalmente relevante e economicamente importante para o acolhimento de investimento estrangeiro, visando a materialização do mote "trabalhar mais e comunicar melhor”, faz parte das metas.

Funcionalidades e secções do portal

O "Angola Hoje” apresenta uma interface apelativa e fácil de navegar, projectada para facilitar o acesso dos usuários às informações e conteúdos, e inclui uma estrutura organizada de menus, pesquisa avançada e filtros que permitem aos usuários encontrar rapidamente os dados ou serviços específicos que procuram.

O portal oferece uma variedade de informações, com destaque para conteúdos sobre Angola numa visão geral, curta e objectiva, incluindo a História, Geografia, Cultura e Demografia.

O Angola Hoje é uma ferramenta multilíngue para atender a uma audiência global em diferentes línguas, como o inglês, português e francês. Pretende-se, no futuro, agregar outras línguas, como o mandarim e outras relevantes para a comunidade de investidores.

Apresenta ainda informações sobre os pontos turísticos, potencialidades culturais e os projectos inovadores de jovens angolanos, abordando de forma suscinta a simplificação para a tramitação de documentos, alinhado ao Projecto Simplifica.

Constam, igualmente, esclarecimentos sobre os países isentos de vistos, assim como a descrição dos projectos e programas do Governo. Neste capítulo, o portal destaca os projectos de grandes êxitos implementados pelo Executivo, como as infra-estruturas físicas, projectos de desenvolvimento em sectores-chave como Energia, Transportes, Agricultura e Turismo, fornecendo uma visão abrangente das iniciativas de desenvolvimento em curso.

Afirmação da cidadania participativa e governação de proximidade

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, reforçou que o Executivo pretende criar uma dinâmica de interacção com uma narrativa inclusiva, para atender a participação dos jovens e mulheres, a partir do portal.

"É o reafirmar do compromisso angolano para com a concretização de um direito constitucional e afirmação da cidadania participativa e uma governação de proximidade", assegurou.

O governante avançou, também, que o Angola Hoje vai disponibilizar as potencialidades turísticas e culturais de que o país dispõe, que, além de favorecer e potenciar o turismo interno e estrangeiro, vai, também, criar conectividade entre os cidadãos angolanos e estrangeiros.

O secretário de Estado fez saber que o Executivo está a realizar a modernização dos sites e portais de Angola, das empresas estratégicas públicas, de modo que possam alimentar permanentemente o portal. "Foi constituída uma equipa de jovens angolanos, engenheiros e especialistas, que vão trabalhar 24 horas para dedicar-se à actualização do portal de forma permanente", disse.

O Angola Hoje, sublinhou, foi concebido e preparado para ser um portal de interacção, conhecimento e investigação. Apelou à sociedade no sentido de buscar exemplos positivos de inovações e empreendimentos de jovens angolanos no país e no exterior, para passar uma "informação indutora e agregadora" de factores positivos e motivadores para outros jovens.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política