Política

Angola na Conferência MUNDIAL da UNESCO sobre educação cultural e artística

JA Online

Uma delegação angolana, liderada pela secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, participa, desde hoje até quinta-feira, na Conferência Mundial da UNESCO sobre a educação cultural e artística, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

13/02/2024  Última atualização 19H12
© Fotografia por: Direito Reservado

O evento aberto, na manhã desta terça-feira, pelo ministro da Cultura dos Emirados Árabes Unidos, Salem Bin Khalid Al Qassimi, decorre no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC) e reúne 190 ministros da Educação e da Cultura a nível mundial que analisam temas ligados à educação artística para a consecução dos objectivos de desenvolvimento em escalas globais e nacionais.

A Conferência Mundial da Unesco sobre Cultura e Educação Artística é organizada pelo Departamento de Cultura e Turismo e sustenta a missão da Conferência de Lisboa de 2006, que concebeu o Roteiro da Unesco para a Educação Artística e da Conferência de Seul de 2010, que adoptou a Agenda de Seul: Metas para o Desenvolvimento da Educação Artística.

De acordo com uma nota da embaixada de Angola nos EAU, enviada ao JA Online, trata-se de uma plataforma para encorajar Estados-Membros e diversas partes interessadas com o propósito de alimentar as reflexões sobre o assunto, trocar experiências e, finalmente, adoptar um "Quadro para a Educação Cultural e Artística” que tenha em conta não só a "artes”, mas também "cultura”, no seu sentido mais amplo.

Angola vai intervir na quarta-feira sobre o tema "Institucionalização e Valorização da Educação Cultural e Artística” cujas atenções estarão focadas nas estratégias que são necessárias e abrangentes para combater a marginalização da educação cultural e artística dentro dos sistemas educacionais e empresas. Esta sessão compartilhará soluções e abordagens que promovam oportunidades para educação cultural e artística e seus intervenientes.

O programa do evento, que inclui "Sessões Ministeriais Temáticas ”, está estruturado em torno de sete temas dirigidos a ambos os sectores para incentivar intercâmbios inter e transdisciplinares entre profissionais da Educação e da Cultura. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política