Política

Angola na Conferência Mundial sobre Educação Cultural e Artística

A secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, encabeça uma delegação angolana que participa, desde terça-feira, em Abu Dhabi, na Conferência Mundial da UNESCO sobre a Educação Cultural e Artística.

14/02/2024  Última atualização 08H35
Maria da Piedade de Jesus (à direita) chefia delegação na capital dos Emirados Árabes Unidos © Fotografia por: DR
De acordo com um comunicado da Embaixada de Angola nos Emirados Árabes Unidos, o evento, que decorre até amanhã, no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi, foi aberto pelo ministro da Cultura dos Emirados Árabes Unidos, Salem Bin Khalid Al Qassimi. Reúne 190 ministros da Educação e da Cultura a nível mundial, que analisam temas ligados à educação artística para a consecução dos objectivos de desenvolvimento em escalas globais e nacionais.

A Conferência Mundial da Unesco sobre Cultura e Educação Artística é organizada pelo Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi. Sustenta a missão da Conferência de Lisboa de 2006, que concebeu o Roteiro da UNESCO para a Educação Artística e da Conferência de Seul de 2010, que adoptou a Agenda de Seul: Metas para o Desenvolvimento da Educação Artística.

Trata-se de uma plataforma para encorajar Estados-membros e diversas partes interessadas, com o propósito de alimentar as suas reflexões sobre o assunto, trocar as suas experiências e, finalmente, adoptar um "Quadro para a Educação Cultural e Artística” que tenha em conta não só as artes, mas também a cultura no seu sentido mais amplo.

No âmbito do "Quadro para a Educação Cultural e Artística”, adoptado pelos Estados-membros da UNESCO, à luz da "Agenda Horizonte 2030”, os participantes da conferência serão convidados a partilhar as suas experiências e formular recomendações concretas que possam fazer avançar a implementação do quadro operacional a nível nacional e regional.

De acordo com o comunicado, o programa do evento, que inclui sessões ministeriais temáticas, está estruturado em torno de sete temas dirigidos a ambos os sectores, com o objectivo de incentivar intercâmbios inter e transdisciplinares entre profissionais da Educação e da Cultura. Saltam à vista temas sobre parcerias e financiamentos a favor da Educação Cultural e Artística e através de tecnologias digitais e Inteligência Artificial (IA).

A delegação angolana intervém hoje no tema "Institucionalização e Valorização da Educação Cultural e Artística”, em que as atenções estarão focadas nas estratégias que são necessárias e abrangentes para combater a marginalização da educação cultural e artística dentro dos sistemas educacionais e empresas. Durante esta sessão, vão ser compartilhadas soluções e abordagens que promovam oportunidades para educação cultural e artística e seus intervenientes.

A comitiva angolana é integrada pela embaixadora Ana Maria de Oliveira, delegada permanente de Angola junto da UNESCO; João Pedro Lourenço, director nacional de Formação de Artes e Turismo; Domingos Caetano Francisco, director-geral do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação; Gaspar Agostinho Neto, subdirector Pedagógico do Instituto Médio Complexo de Escolas de Arte (CEART); e Mário Von Haff, conselheiro da Delegação Permanente de Angola junto da UNESCO.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política